Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Voo 447

Jornal francês diz que pilotos erraram

A análise das caixas-pretas do voo 447 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico quando fazia a rota Rio de Janeiro-Paris e matou 228 pessoas há quase dois anos, aponta para um erro dos pilotos como motivo do acidente. É o que revelou ontem o site do jornal francês Le Figaro.A informação, não confirmada pelos investigadores, foi publicada um dia depois de ter sido confirmado que os dados recolhidos nas caixas-pretas estavam em bom estado, apesar das condições nas quais o equipamento esteve desde o acidente, a 3,9 mil metros de profundidade.

Segundo o Le Figaro, os dados analisados no fim de semana retiram a culpa da Airbus, fabricante do A330 que caiu e um dos processados por homicídio culposo na investigação judicial aberta na França.

Apuração

Os especialistas do Escritório de Investigação e Análise (BEA, na sigla em francês), encarregado das investigações, trabalham agora para determinar se o erro dos pilotos é puramente humano ou se envolve também o sistema de segurança da Air France, proprietária do avião, a outra acusada, acrescenta o diário.

Para isso, o órgão dispõe das informações recolhidas nas duas caixas-pretas, que chegaram a Paris na última quinta-feira após serem localizadas e resgatadas do fundo do mar. Graças a essas informações, os investigadores esperam reconstituir o que ocorreu na madrugada de 31 de maio de 2009, quando o avião caiu no Oceano Atlântico.

Segundo o Le Figaro, o BEA deve divulgar elementos sobre a investigação em breve, embora o próximo relatório provisório só esteja previsto para junho ou julho. O último relatório, publicado em dezembro de 2009, muito antes da descoberta das caixas-pretas, apontava como causa do acidente uma falha nas sondas de medição de velocidade, que teriam congelado. Na época, o BEA advertiu que as conclusões não eram definitivas e pediu prudência.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.