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Fachada da Gazeta do Povo, em sua sede antinga, na Rua XV de Novembro | Arquivo/Gazeta do Povo
Fachada da Gazeta do Povo, em sua sede antinga, na Rua XV de Novembro| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

Nova campanha

Mais que um jornal, a Gazeta faz parte do dia a dia dos paranaenses

A Gazeta do Povo também apresenta hoje uma nova campanha institucional para mostrar que as iniciativas do jornal vão além das notícias. As peças da campanha publicitária vão destacar que entretenimento, conteúdo, aplicativo, eventos e serviços para facilitar a vida dos paranaenses são proporcionados pela Gazeta do Povo, que pode ser considerada mais do que um jornal.

De forma descontraída, oito filmes mostrarão que todo mundo lê a Gazeta do Povo, até mesmo quem diz o contrário. O mote da campanha institucional "Isso também é Gazeta" será desdobrado para as microcampanhas de produtos específicos.

A campanha terá oito filmes temáticos, que destacarão, por exemplo, o caderno Agro, a revista Bom Gourmet, entre outros produtos do jornal.

  • Redação do jornal nos dias de hoje, de frente para a Rua Pedro Ivo

O jornal Gazeta do Povo comemora aniversário de 96 anos hoje. São mais de 30 mil dias em que o leitor pode acompanhar as notícias do Paraná e do Brasil pelas páginas do periódico mais tradicional do estado. Além do aniversário, a data marca um novo caminho do veículo, que tornou-se, ao longo deste quase centenário, mais que um jornal. Além do papel, a Gazeta do Povo noticia, analisa e entretém em diferentes plataformas digitais.

Em 1919, na sua primeira edição foram apenas seis páginas, nenhuma fotografia e cerca de 50% do espaço preenchido com publicidade. Com independência, a postura do veículo, no entanto, não era de neutralidade, mas de apoio, pelo editorial, à candidatura presidencial de Rui Barbosa, que acabou não eleito. Era o começo de uma longa história baseada na independência e ética jornalística.

O advogado Francisco Cunha Pereira Filho e o empresário Edmundo Lemanski adquiriram a Gazeta do Povo em 1962. O novo grupo conseguiu renovar equipamentos do parque gráfico ultrapassado e incrementar a receita do jornal com mais classificados e anúncios de lançamentos imobiliários. Uma década depois as fotos coloridas chegaram junto da impressão offset.

A Gazeta do Povo acompanhou de perto a tomada do poder pelos militares em 1964 e noticiou a abertura política vinte anos depois. A liberdade de expressão chegou, mas tempos difíceis ainda se mantinham. O processo de redemocratização foi lento, mas as transformações foram essenciais para sociedade brasileira.

A primeira manifestação pelas Diretas Já aconteceu em Curitiba: 12 de janeiro de 1984, com o olhar atento do jornal. A cidade tinha pouco mais de um milhão de habitantes e cerca de 50 mil se reuniram na Rua XV de Novembro para ouvir os pronunciamentos de Tancredo Neves, Lula, Ulysses Guimarães e Leonel Brizola.

O novo momento se refletia no diário. Matérias e artigos informavam sobre uma nova era e sobre a economia do país, passando pelos planos Cruzado, Bresser e Verão. Tudo feito por 20 jornalistas em uma redação de 30 metros quadrado.

A Gazeta do Povo foi o primeiro jornal do Paraná e o segundo do Brasil a colocar todo conteúdo impresso disponível na internet em 1996. Em 2000, a equipe da Gazeta do Povo Online começou a produzir conteúdo próprio para a rede. Foi o início da cara digital da publicação, que hoje possui uma equipe integrada e que produz para todas as plataformas de leitura.

Foi também nos anos 2000 que o jornal ganhou três de seus principais prêmios. Dois Esso Regional Sul; um pelo repórter Mauri König, a série Devorados pela miséria, de 2004; e um em 2013, com a série Crime Sem Castigo, com os jornalistas José Marcos Lopes, Rogério Galindo, Rosana Félix e Bruna Maestri Walter.

E um Esso nacional, pela série de reportagens Diários Secretos, feita pela equipe Karlos Kohlbach, Kátia Brembatti, James Alberti e Gabriel Tabatcheik, em conjunto com a RPCTV.

O presente quem ganha é o assinante

O aniversário de 96 anos da Gazeta do Povo reserva uma surpresa para os assinantes do jornal. O Clube do Assinante conseguiu que 26 restaurantes e bares de Curitiba concedam 20% de direto na conta final e nas bebidas consumidas pelos assinantes do jornal independente do dia. O desconto na conta final é aplicado na metade deles e os outros deduzirão o mesmo valor nas bebidas para quem apresentar a carteira de assinante do jornal. Todo assinante tem direito a um convidado que receberá o mesmo desconto.

Segundo a gerente de relacionamento com o assinante, Claudia Costa, os assinantes já contam com um foco grande em descontos na área cultural, como ingressos para cinemas, teatros e show. "Para parte cultural sempre negociamos no mínimo 30% de desconto, mas a maioria tem 50%. Na gastronomia, o mínimo é 20%. Menos que isso a gente não pratica", disse Claudia.

Esses benefícios na área de gastronomia são fruto de uma parceria com a Associação de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel). A lista para consultar os benefícios está no site do clube www.gazetadopovo.com.br/clube.

Neste ano há ainda outra proposta para o assinante da Gazeta do Povo. Segundo Cláudia, a última semana do festival Bom Gourmet será exclusiva para o assinante. "Vamos trabalhar muito forte na gastronomia em 2015", contou.

A Gazeta do Povo tem três planos de assinaturas, que combinam o digital e versão impressa. Cada mês de assinatura corresponde ao acúmulo de uma certa quantidade de pontos que podem ser trocados por ingressos em eventos culturais ou por produtos.

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