O jornal Gazeta do Povo comemora aniversário de 96 anos hoje. São mais de 30 mil dias em que o leitor pode acompanhar as notícias do Paraná e do Brasil pelas páginas do periódico mais tradicional do estado. Além do aniversário, a data marca um novo caminho do veículo, que tornou-se, ao longo deste quase centenário, mais que um jornal. Além do papel, a Gazeta do Povo noticia, analisa e entretém em diferentes plataformas digitais.
Em 1919, na sua primeira edição foram apenas seis páginas, nenhuma fotografia e cerca de 50% do espaço preenchido com publicidade. Com independência, a postura do veículo, no entanto, não era de neutralidade, mas de apoio, pelo editorial, à candidatura presidencial de Rui Barbosa, que acabou não eleito. Era o começo de uma longa história baseada na independência e ética jornalística.
O advogado Francisco Cunha Pereira Filho e o empresário Edmundo Lemanski adquiriram a Gazeta do Povo em 1962. O novo grupo conseguiu renovar equipamentos do parque gráfico ultrapassado e incrementar a receita do jornal com mais classificados e anúncios de lançamentos imobiliários. Uma década depois as fotos coloridas chegaram junto da impressão offset.
A Gazeta do Povo acompanhou de perto a tomada do poder pelos militares em 1964 e noticiou a abertura política vinte anos depois. A liberdade de expressão chegou, mas tempos difíceis ainda se mantinham. O processo de redemocratização foi lento, mas as transformações foram essenciais para sociedade brasileira.
A primeira manifestação pelas Diretas Já aconteceu em Curitiba: 12 de janeiro de 1984, com o olhar atento do jornal. A cidade tinha pouco mais de um milhão de habitantes e cerca de 50 mil se reuniram na Rua XV de Novembro para ouvir os pronunciamentos de Tancredo Neves, Lula, Ulysses Guimarães e Leonel Brizola.
O novo momento se refletia no diário. Matérias e artigos informavam sobre uma nova era e sobre a economia do país, passando pelos planos Cruzado, Bresser e Verão. Tudo feito por 20 jornalistas em uma redação de 30 metros quadrado.
A Gazeta do Povo foi o primeiro jornal do Paraná e o segundo do Brasil a colocar todo conteúdo impresso disponível na internet em 1996. Em 2000, a equipe da Gazeta do Povo Online começou a produzir conteúdo próprio para a rede. Foi o início da cara digital da publicação, que hoje possui uma equipe integrada e que produz para todas as plataformas de leitura.
Foi também nos anos 2000 que o jornal ganhou três de seus principais prêmios. Dois Esso Regional Sul; um pelo repórter Mauri König, a série Devorados pela miséria, de 2004; e um em 2013, com a série Crime Sem Castigo, com os jornalistas José Marcos Lopes, Rogério Galindo, Rosana Félix e Bruna Maestri Walter.
E um Esso nacional, pela série de reportagens Diários Secretos, feita pela equipe Karlos Kohlbach, Kátia Brembatti, James Alberti e Gabriel Tabatcheik, em conjunto com a RPCTV.
O presente quem ganha é o assinante
O aniversário de 96 anos da Gazeta do Povo reserva uma surpresa para os assinantes do jornal. O Clube do Assinante conseguiu que 26 restaurantes e bares de Curitiba concedam 20% de direto na conta final e nas bebidas consumidas pelos assinantes do jornal independente do dia. O desconto na conta final é aplicado na metade deles e os outros deduzirão o mesmo valor nas bebidas para quem apresentar a carteira de assinante do jornal. Todo assinante tem direito a um convidado que receberá o mesmo desconto.
Segundo a gerente de relacionamento com o assinante, Claudia Costa, os assinantes já contam com um foco grande em descontos na área cultural, como ingressos para cinemas, teatros e show. "Para parte cultural sempre negociamos no mínimo 30% de desconto, mas a maioria tem 50%. Na gastronomia, o mínimo é 20%. Menos que isso a gente não pratica", disse Claudia.
Esses benefícios na área de gastronomia são fruto de uma parceria com a Associação de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel). A lista para consultar os benefícios está no site do clube www.gazetadopovo.com.br/clube.
Neste ano há ainda outra proposta para o assinante da Gazeta do Povo. Segundo Cláudia, a última semana do festival Bom Gourmet será exclusiva para o assinante. "Vamos trabalhar muito forte na gastronomia em 2015", contou.
A Gazeta do Povo tem três planos de assinaturas, que combinam o digital e versão impressa. Cada mês de assinatura corresponde ao acúmulo de uma certa quantidade de pontos que podem ser trocados por ingressos em eventos culturais ou por produtos.