Documentos inéditos sobre Ernesto Che Guevara, incluindo fotografias, foram publicados nesta semana pelo jornal boliviano La Razón. O material é do período em que ele dirigia uma guerrilha no sudeste da Bolívia, em 1967. O relatório contém material confidencial do Exército produzido no período em que o guerrilheiro foi perseguido no país até ser morto no dia 9 de outubro de 1967, após ser derrotado em sua tentativa de fundar um foco guerrilheiro internacional.
Uma das imagens publicadas mostra o corpo da guerrilheira argentina Haydée Tamara Bunke, conhecida como "Tania", abatida pelos soldados bolivianos no dia 31 de agosto de 1967 em uma emboscada. Na foto, o corpo da combatente aparece sem cabelo e, segundo a fonte que entregou a imagem ao jornal, foi encontrado após três dias de busca.
Os militares que encontraram o corpo "teriam arrancado seus seios e cortado seu cabelo" porque não podiam aceitar que tinham enfrentado uma mulher que os pôs em apuros, disseram as fontes consultadas pelo jornal. Também foi publicada uma cópia da última carta que "Tania" escreveu a seu namorado, Ulises Estrada.
A fotografia do brinde triunfal de um grupo de chefes militares bolivianos para celebrar a morte de Guevara é outra das imagens entregues de forma confidencial ao jornal.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora