Sisu
Até o fim do dia de ontem, mais de 2,4 milhões de alunos se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) quase metade dos candidatos que fizeram o Enem 2013. Como cada candidato pode optar por até dois cursos, as inscrições somam mais de 4,7 milhões.
O curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) permanece com o vestibular suspenso e impedido de matricular regularmente novos alunos, informou o Ministério da Educação nesta sexta-feira. Com a decisão, os candidatos que tiveram seus nomes publicados na lista de aprovados do vestibular, na última quinta-feira, podem ter de escolher outro curso para manter a vaga.
Segundo o MEC, somente o curso de Publicidade e Propaganda obteve a revogação da medida cautelar que suspendia o ingresso de novos alunos após a visita de uma comissão de avaliação do ministério.
Em dezembro, ambos os cursos tiveram o vestibular suspenso porque, em duas avaliações consecutivas (2009 e 2012), ficaram abaixo da média no Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador que leva em conta o desempenho dos alunos e o corpo docente das unidades, entre outros quesitos. A visita dos avaliadores, ocorrida no fim de 2013, chegou a elevar a nota do curso de Jornalismo de 2 para 3, mas o curso continua a não atender aos critérios estabelecidos pelo MEC para a revogação.
A notícia difere do que foi informado pelo reitor Zaki Akel Sobrinho na véspera e no dia da divulgação dos aprovados no vestibular. Com base em um documento enviado pelo próprio ministério à universidade, o reitor chegou a anunciar que os dois cursos poderiam receber alunos normalmente, pois a medida cautelar que impedia o ingresso havia sido revogada.
A confusão se deu porque o documento encaminhado pelo MEC à UFPR se referia ao curso de Comunicação Social, sem especificar a habilitação. No entanto, como o protocolo do pedido de revisão feito pela UFPR possuía o mesmo número para ambos os cursos, a universidade interpretou que tanto Jornalismo quanto Publicidade haviam sido liberados. "A situação dos dois cursos era a mesma, o protocolo é o mesmo, por isso houve essa confusão", explica a pró-reitora de Graduação Maria Amélia Sabag Zainko.
Aprovados
Como o ingresso de novos alunos permanece suspenso, os 25 candidatos que tiveram seus nomes publicados na lista de aprovados no curso de Comunicação Social - Jornalismo não podem ser regularmente matriculados, mas podem optar por outros cursos da instituição.
A pró-reitora da UFPR, entretanto, afirma que a universidade manterá sua palavra aos estudantes. "Eles vão entrar. Foi o que dissemos ao MEC. Estamos cuidando dessa situação", diz a professora Maria Amélia. Segundo ela, novas informações serão divulgadas na próxima segunda-feira .
Embora a UFPR esteja confiante de que a situação seja revertida, isso só ocorrerá após uma segunda visita dos avaliadores ao campus do curso, o que ainda não tem data prevista para ocorrer, diz o MEC.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora