O jornalista norte-americano, que foi julgado nesta quinta-feira (17) em Curitiba, foi condenado por danos morais pela justiça e deve fazer uma retratação pública para o povo brasileiro e a pagar uma indenização de R$ 50 mil. Joe Sharkey estava no jatinho Legacy, que colidiu contra o voo 1907 da Gol, em um acidente que deixou 154 pessoas mortas em 2006.
A alegação é de que o jornalista usou seu blog para fazer fortes declarações, com críticas ao povo brasileiro e defendendo a culpa das autoridades do Brasil na colisão dos aviões. O jornalista não compareceu ao julgamento, tampouco apresentou defesa.
Dos três magistrados que analisaram o caso, Sérgio Luiz Patitucci e Rosana Fachinn foram favoráveis a condenação. Já José Augusto Gomes Aniceto pediu vistas do processo e deve proferir o voto em dezembro. O advogado da autora do processo, Dante DAquino, esclarece que, mesmo com o pedido de vistas de um dos desembargadores, o resultado já é procedente porque possui a maioria dos votos.
A ação contra Sharkey é movida por Rosane Gutjahr, que perdeu o marido no acidente. O processo tramita na justiça desde 2008. Rosane disse que o valor da multa de R$ 50 mil, retroativo a janeiro de 2008, acrescido de juros e correção monetária será doado para a Associação de Amigos do Hospital de Clínicas de Curitiba. "Essa condenação não é financeira, é moral. Isso nos acalenta um pouco", diz.
Em outro blog, Sharkey diz que as alegações contra ele são falsas.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora