Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Apoiador de Bolsonaro

Jornalista é detido pela PF e só recebe mandado de prisão horas depois

O jornalista Allan Frutuozo divulgou uma imagem de dentro da sala da PF no aeroporto do Galeão, no Rio, quando foi detido. (Foto: Reprodução/Redes sociais.)

Ouça este conteúdo

Este conteúdo foi corrigido

O jornalista Allan Frutuozo da Silva, do site Vista Pátria, foi preso nesta quarta-feira (26) no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A Polícia Federal tinha em seu sistema um alerta para detê-lo, mas sem justificação. O mandado de prisão chegou apenas às 16 horas, cinco horas depois da sua interceptação.

O jornalista foi preso antes de embarcar em um voo para a Argentina, onde ia passar as férias com a família, a mulher e duas filhas. Durante a prisão, o jornalista soube que havia um mandado de prisão preventiva sigiloso expedido contra ele.

Perto das 13h, Frutuozo ainda conseguiu postar no Twitter: “Eu não tenho foro privilegiado, mas estou sendo preso pelo STF por ser antidemocrático. Parece que realmente vão me recolher. Não percam a esperança no Brasil”. Após ser detido pela PF, Frutuozo foi levado para a penitenciária de Benfica, na Zona Norte do Rio.

A defesa foi informada apenas que Frutuozo é investigado por Moraes em um dos inquéritos abertos no STF após os atos do 8 de janeiro, em Brasília, mas ainda não teve acesso aos autos. O advogado Ronan Alencar, que defende Frutuozo, confirmou que a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na residência do jornalista, na manhã desta quinta-feira (27). A audiência de custódia também foi realizada nesta quinta, por uma juíza auxiliar do ministro.

Correção

Na versão anterior, constava que Allan Frutuozo teria sido preso por ordem da Justiça Federal de Brasília. Na verdade, a ordem veio do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Corrigido em 27/07/2023 às 12:31

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.