Os jornalistas da Gazeta do Povo Mauri König, Diego Antonelli e Albari Rosa estão entre os indicados ao Prêmio Esso de Jornalismo 2014, na categoria Regional Sul, pela série de reportagens Império das Cinzas (foto), publicada em março de 2014.
O extenso trabalho investigativo, realizado ao longo de cinco meses, revela como funciona o contrabando de cigarros, comércio multimilionário que se tornou um incômodo para o narcotráfico e tem reconfigurado a geopolítica do crime organizado na América Latina.
Império das Cinzas contou com o apoio do Instituto Prensa y Sociedad, do Peru, e com a colaboração dos jornalistas Martha Soto, do jornal El Tiempo, da Colômbia; e Ronny Rojas, do jornal La Nación, da Costa Rica, para tornar-se realidade. O trabalho coletivo tornou possível mapear nove rotas por ar, mar e terra pelas quais o cigarro do Paraguai passa para espalhar-se por toda a América Latina.
Os vencedores serão divulgados no dia 15 de novembro. Reveja a série em www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/especial-imperio-das-cinzas/
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião