Jornalistas e estudantes de jornalismo de Curitiba se concentram desde as 11 horas desta terça-feira (31) na Boca Maldita, no Centro de Curitiba, em uma manifestação em defesa da manutenção da obrigatoriedade de formação superior específica para o exercício da profissão. A manifestação acontece paralelamente a atos em todo o país, na véspera do julgamento de um recurso extraordinário pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que pode dar fim a exigência do diploma para a contratação de jornalistas.
Por volta das 11h20, cerca de 40 manifestantes, com cartazes, distribuíam panfletos informando a população sobre a discussão na Boca Maldita. A previsão é que representantes de outras categorias se juntem ao grupo. O movimento deve se encerrar no começo da tarde.
O diretor de defesa corporativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR), Márcio Rodrigues, explica que a exigência do curso superior é o que assegura a qualidade da informação veiculada nos meios de comunicação. "Não é pela desregulamentação da profissão que se consegue a liberdade de expressão que os defensores do fim da exigência propõe", afirma.
Na tarde de segunda-feira (30), Rodrigues fez um pronunciamento na Câmara Municipal de Curitiba defendendo a posição do sindicato. "Diversos vereadores disseram que concordam com a gente. Essa discussão é um absurdo que não tem razão de ser", diz. Ele conta ainda que uma pesquisa de posse do Sindijor-PR dá conta de que 74,3% da população brasileira apoia a exigência da formação superior específica.
O Sindijor-PR organiza ainda outros atos em defesa do diploma pelo estado. Na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), nos Campos Gerais, teve início às 10 horas uma palestra no curso de jornalismo que deve ser seguida de uma caminhada até o centro da cidade, com panfletagem. Em Cascavel, no Oeste, acontece panfletagem, promovida pela Diretoria Regional do Sindijor, desde as 11 horas, em frente à catedral da Avenida Brasil.
Às 18 horas, a Diretoria Regional do Sindijor em Foz do Iguaçu, também no Oeste, organiza concentração na Praça do Mitre, com a participação de profissionais e estudantes da União Dinâmica de Faculdades Cataratas (UDC). Em União da Vitória, na região Sul do estado, o curso de jornalismo do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) está organizando um ato a partir das 20h15 no pátio da faculdade, com distribuição de panfletos.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora