Conhecido pelas posições radicais nas redes sociais, o ex-ator global e militante petista, José de Abreu, disse que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, “deveria fechar a Folha de São Paulo”.
A fala foi feita após revelações do jornal que teve acesso a mensagens e áudios trocados entre assessores de Moraes.
De acordo com a reportagem da Folha, Moraes teria usado o TSE como braço investigativo paralelo contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF.
Em 2022, Moraes era o presidente do TSE. Os relatórios produzidos na Corte eleitoral teriam sido utilizados para subsidiar o inquérito das fake news no STF em casos relacionados ou não às eleições presidenciais.
A Folha teve acesso a mais de 6 gigabytes de mensagens e arquivos trocados via WhatsApp entre assessores do ministro que atuam ou atuavam tanto na equipe do Supremo quanto do TSE.
Após a repercussão da reportagem, nesta terça-feira (13), José de Abreu escreveu no X: “O Alexandre de Moraes deveria mandar fechar a Folha de São Paulo”.
Assim como o ator, outros aliados do presidente Lula (PT) saíram em defesa de Moraes.
O gabinete do ministro afirmou, em nota, que os procedimentos junto ao TSE para abastecer as investigações contra apoiadores de Bolsonaro, no âmbito do inquérito das fake news, “foram oficiais, regulares e estão devidamente documentados nos inquéritos e investigações em curso no STF, com integral participação da Procuradoria Geral da República”.
Reação
Do outro lado, o partido Novo apresentou uma notícia-crime à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ministro por falsidade ideológica e formação de quadrilha. O deputado Gustavo Gayer (PL-GO) também representou contra o ministro na PGR.
Além disso, juristas e políticos da oposição têm reforçado a tese de impeachment contra Moraes.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora