• Carregando...
Rainha Jr.: preso várias vezes | Jose Cruz/ABr
Rainha Jr.: preso várias vezes| Foto: Jose Cruz/ABr

O líder sem-terra José Rainha Jr. foi preso pela Polícia Federal (PF) na manhã de ontem, na região de Presidente Prudente (SP), sob a acusação de envolvimento em desvios de verbas des­­tinadas a assentados no Pon­­tal do Paranapanema, em São Paulo. Ele foi detido durante a chamada Operação Desfalque. Para a ação, a Justiça expediu 10 mandados de prisão temporária, sete mandados de condução para depoimento e 13 mandados de bus­­ca e apreensão.

Os mandados foram cumpridos nas cidades paulistas de Andradina, Araçatuba, Eucli­des da Cunha Paulista, Presi­den­te Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Sandovalina, São Paulo e Teo­doro Sampaio. De acordo com a PF, a investigação mostrou que o grupo utilizou associações civis, cooperativas e institutos para se apropriar ilegalmente de recursos públicos destinados a manutenção de assentados em áreas desapropriadas para reforma agrária.Rainha tem passagens pela polícia por furto, formação de quadrilha, coautoria em dois ho­­micídios e porte ilegal de ar­­ma. Foi expulso do Movimento dos Tra­­balhadores Rurais Sem Terra (MST) em 2004, mas continuou participando de ocupações usando a bandeira do movimento.

O presidente da União Demo­crática Ruralista, Luiz Antonio Nabhan Garcia, disse que o desvio de dinheiro da reforma agrária não é exceção. "O exemplo do Ministério Público Federal em São Paulo deve ser seguido em outros estados. Se investigarem outros convênios, vão descobrir irregularidade."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]