O líder sem-terra José Rainha Jr. foi preso pela Polícia Federal (PF) na manhã de ontem, na região de Presidente Prudente (SP), sob a acusação de envolvimento em desvios de verbas destinadas a assentados no Pontal do Paranapanema, em São Paulo. Ele foi detido durante a chamada Operação Desfalque. Para a ação, a Justiça expediu 10 mandados de prisão temporária, sete mandados de condução para depoimento e 13 mandados de busca e apreensão.
Os mandados foram cumpridos nas cidades paulistas de Andradina, Araçatuba, Euclides da Cunha Paulista, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Sandovalina, São Paulo e Teodoro Sampaio. De acordo com a PF, a investigação mostrou que o grupo utilizou associações civis, cooperativas e institutos para se apropriar ilegalmente de recursos públicos destinados a manutenção de assentados em áreas desapropriadas para reforma agrária.Rainha tem passagens pela polícia por furto, formação de quadrilha, coautoria em dois homicídios e porte ilegal de arma. Foi expulso do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 2004, mas continuou participando de ocupações usando a bandeira do movimento.
O presidente da União Democrática Ruralista, Luiz Antonio Nabhan Garcia, disse que o desvio de dinheiro da reforma agrária não é exceção. "O exemplo do Ministério Público Federal em São Paulo deve ser seguido em outros estados. Se investigarem outros convênios, vão descobrir irregularidade."
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora