O Corpo de Bombeiros encontrou na manhã desta segunda-feira (10) o corpo de um homem que morreu afogado na prainha da represa do Passaúna, em Araucária, na região metropolitana de Curitiba. O lago é um dos responsáveis pelo abastecimento de água da capital. O afogamento aconteceu durante a tarde de domingo (9) perto da Rua Francisco Knopik, na região do terminal de ônibus de Araucária.
O homem, de aproximadamente 20 anos, teria tentado atravessar o lago a nado com outros três colegas. Ele não conseguiu chegar ao outro lado, a cerca de 100 metros da margem perto da rua, e se afogou.
As buscas começaram logo que o jovem desapareceu, mas precisaram ser interrompidas por causa das condições de visibilidade ruins no final na tarde de domingo. No primeiro mergulho feito pela equipe dos bombeiros no local nesta segunda, o corpo foi localizado e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba.
A Prefeitura Municipal de Curitiba, responsável pela administração do Parque do Passaúna, declarou, por meio da assessoria de imprensa, que a prática de banho nas águas do local é proibida e que não se responsabiliza por eventuais acidentes. Segundo o órgão municipal, há placas e outras ferramentas instaladas no local apontando para a proibição. Conforme informações do órgão, a Guarda Municipal fiscaliza a região, mas como o parque tem uma grande extensão, não há possibilidade de coibir os banhos em todo o perímetro do lago.