• Carregando...
Jovem nega suposta homofobia por parte de arcebispo de Natal
Após repercussão de vídeo em que Dom Jaime Rocha se recusa a dar entrevista, Ricardo Sérgio nega que tenha sido vítima de preconceito por parte do arcebispo| Foto: Reprodução

Após a repercussão de um vídeo no qual o arcebispo metropolitano de Natal/RN, Dom Jaime Vieira Rocha, teria se negado a conceder uma entrevista a Ricardo Sérgio, de 23 anos – integrante da Pastoral da Comunicação (Pascom) de uma paróquia no interior do Rio Grande do Norte –, em um suposto caso de homofobia, o rapaz negou à Gazeta do Povo que tenha sido vítima de qualquer tipo de preconceito por parte do arcebispo.

Em nota enviada à reportagem, Ricardo lamentou que o episódio tenha tomado grandes proporções e pediu que, da mesma maneira que a notícia [de um suposto caso de homofobia envolvendo o clérigo] foi propagada, que fosse divulgado também que tudo está resolvido. “Gostaria que, de forma respeitosa, lembrassem que por trás de um bispo e de um jovem no servir de sua paróquia existem famílias e seres humanos que merecem respeito”, cita a nota. O rapaz afirmou também que recebeu uma ligação telefônica de Dom Jaime Vieira Rocha lamentando o ocorrido.

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Ricardo reforçou o pedido para que a história seja esquecida e afirmou que recebeu apoio de sua paróquia durante os dias que se seguiram à viralização do vídeo. “O que eu tenho a pedir a vocês é que vocês me ajudem a propagar que tudo está bem, que tudo está resolvido e que eu estou bem. Sim, conversei com o arcebispo por telefone. Nos entendemos, foi tudo resolvido, tudo esclarecido, e não há mágoas”, afirmou o rapaz.

Vídeo foi gravado após cerimônia realizada no município de Espírito Santo, localizado a 70 km de Natal

O caso em questão ocorreu no dia 1º de fevereiro após uma cerimônia celebrada por Dom Jaime, de 73 anos, na paróquia Nossa Senhora da Piedade, localizada em Espírito Santo/RN, por ocasião do encerramento de uma festa religiosa organizada pela paróquia. Ricardo Sérgio perguntou ao arcebispo qual era a sensação de participar da celebração. “Não estou gostando dessa entrevista não. Estou achando que estão me usando para ridicularizar. Deixe estar”, respondeu o religioso, retirando-se da entrevista. Outro integrante da Pascom se dirigiu a Dom Jaime e reforçou o pedido para que fosse gravada uma mensagem a respeito do Novenário organizado pela paróquia. Sérgio, então, perguntou ao religioso se ele preferia gravar sozinho. “Sozinho”, respondeu o arcebispo. “A gente vive em um mundo muito complexo”.

Arcebispo divulga nota sobre o caso

Em virtude da repercussão que teve o vídeo, sobretudo nas redes sociais, Dom Jaime divulgou uma nota pública a respeito do ocorrido. Leia o comunicado na íntegra:

“Venho através desta, como já fiz pessoalmente por telefone, pedir desculpas se posso ter causado algum inconveniente aos irmãos dessa amada paróquia no âmbito das relações interpessoais, na noite desta segunda-feira, 01 de fevereiro, após a última novena da Festa de Nossa Senhora da Piedade.

Quem me conhece sabe que não é do meu caráter e se afasta dos ensinamentos cristãos, que há 46 anos tenho por missão difundir e levar a quantos queiram ouvir, causar qualquer tipo de constrangimento ou desqualificar quem quer que seja.

Ao agente Ricardo Sérgio e demais membros daquela equipe da Pascom, meu reconhecimento pelo importante trabalho que desempenham, bem como todas as equipes da Pastoral da Comunicação em nossas paróquias, especialmente, durante este período da pandemia, proporcionando que os fiéis possam participar das missas e demais celebrações, mesmo de forma virtual. Que Deus os recompense pelo zelo missionário e evangelizador, por meio da comunicação. Deus os favoreça”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]