Um jovem de 21 anos, que foi flagrado por câmeras de segurança de edifícios comerciais do Centro de Curitiba comemorando o furto de um notebook, foi apresentado pelo 1º Distrito Policial (DP) nesta sexta-feira (18). Wesley Fernando Martins Xavier foi detido no dia anterior, no Terminal do Guadalupe, no Centro, e, segundo a polícia, confessou ter furtado mais de cem aparelhos eletrônicos, sempre em prédios comerciais na região central da capital.
"Ele não disfarçava e assume todos os crimes. O acusado diz que chegava a levantar R$ 4 mil por semana, revendendo os aparelhos a pequenas lojas no Centro", disse o delegado Vinícius Borges Martins. Xavier já havia sido preso outras duas vezes por furtos.
As investigações começaram há algumas semanas, depois que vítimas denunciaram os furtos e apresentaram à polícia imagens gravadas pelo circuito interno de monitoramento de prédios comerciais. Os principais alvos do acusado eram equipamentos eletrônicos portáteis, como notebooks, tablets e celulares.
Em entrevista coletiva, Xavier disse que entrava nos edifícios e escolhia salas comerciais a esmo. Ele se aproveitava do descuido das vítimas para levar os equipamentos. "Em algumas ações, ele chegou a se passar por dono das salas e acionar um chaveiro para abrir as portas", contou o delegado.
Prisões
Segundo Borges Martins, a polícia fez um mapeamento dos locais onde o rapaz costumava agir e dos horários em que os furtos ocorriam. A partir disso, o 1º DP colocou equipes de investigadores nos locais e períodos indicados nas investigações. "Ele foi encontrado no terminal, enquanto conversava com outras duas pessoas. A divulgação das imagens foi determinante para a prisão", afirmou Borges Martins.
A polícia também prendeu Charly Rafael da Silva, de 21 anos, que seria comparsa de Xavier em alguns casos. "Ele só agiu comigo em umas oito vezes", disse Xavier. Silva foi detido na Rodoferroviária de Curitiba, quando se preparava para embarcar em um ônibus. De acordo com o delegado, o rapaz confessou mais de 30 furtos, que teriam sido praticados de maneira semelhante. O delegado ressaltou que uma das lojas acusadas de receptar os equipamentos furtados foi fechada, após ação policial.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião