• Carregando...

A partir do ano que vem, o governo vai ampliar para 29 anos a faixa etária alvo da vacinação contra a hepatite B. Atualmente, o público-alvo são jovens com idade entre 19 e 24 anos, que recebem três doses da vacina. As informações são da Agência Brasil. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para ampliar a vacinação serão gastos R$ 45 milhões.

Com a ampliação da faixa etária, o governo pretende prevenir o surgimento de casos principalmente entre gestantes. Isso porque a hepatite B pode ser transmitida de mãe para filho durante a gestação. Padilha reconhece que é preciso fazer uma cam'panha de mobilização entre os jovens, porque a procura pela vacina é muito baixa entre eles.

Dados apresentados ontem pelo Ministério da Saúde, no Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, mostram que, de 1999 a 2010, foram identificados 307.446 casos de hepatites virais no Brasil. Desse total, 56,5% foram hepatites dos tipos B e C. Dos mais de 104 mil casos de hepatite B registrados nesse período, 12.261 foram contraídos por gestantes.

Das três, a hepatite C foi a que mais matou entre 2000 e 2010 –14.873 óbitos tiveram como causa básica esse tipo da doença. Desse total, 58,3% ocorreram na Região Sudeste e 23,4%, na Sul. Dos óbitos por hepatite C, 60,7% foram constatados em homens.

O Ministério da Saúde lembra que as hepatites B e C são doenças silenciosas. A hepatite B é mais frequente entre pessoas de 20 a 49 anos, enquanto que a C predomina entre pessoas de 30 a 59 anos. "Fazer o diagnóstico precoce é a melhor maneira de evitar que os casos se agravem", disse o secretário de vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]