Uma guerra de travesseiros surpreendeu as pessoas que passavam em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, na tarde deste sábado (3). Cerca de 150 jovens se reuniram para comemorar o Dia Mundial da Guerra de Travesseiros (Pillow Fight), ação que acontece simultaneamente em diversas cidades do mundo.
Às 17 horas em ponto, uma voz entre as pessoas perguntou "que horas são?" e de repente a brincadeira começou: uma guerra de travesseiros no meio do Centro curitibano. A "guerra" foi um flash mob, dominação em inglês para aglomeração instantânea de pessoas em locais públicos, e o convite para fazer parte da brincadeira foi feito em sites de redes sociais, como o Twitter.
Um dos participantes da ação foi o vereador curitibano Professor Galdino (PSDB). Logo que apareceu no meio da batalha, um grupo de jovens começou a "amassá-lo" sem dó com diversos travesseiros.
Para Robert "Zastrich", participante que ajudou a divulgar a ideia, o flash mob é uma diversão. "Trouxe 15 travesseiros com penas e espalhei pela praça para as pessoas pegarem". E elas realmente pegaram, ou melhor, destroçaram os travesseiros.
Após 20 minutos de duelo, o que se viu foi pena para todo lado deixando o chão da praça imundo. Porém, prontamente "Zastrich" avisou: "toda a sujeira será recolhida por nós mesmos quando a guerra terminar."