Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
operação jurupari

Juiz concede habeas corpus a 95 acusados de fraude ambiental

O juiz Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1.ª Região, concedeu 95 habeas corpus para todos os indiciados pela Polícia Federal na Operação Juru­pari, deflagrada em Mato Grosso na semana passada para desmontar um suposto esquema de fraudes ambientais. Entre os libertados estão Janete Riva, mu­­lher do presidente da Assem­bleia Legislativa de Mato Grosso, José Riva (PP); Luiz Henrique Daldegan, ex-secretário de Meio Ambiente de Mato Grosso; e o ex-chefe de gabinete do governador Silval Barbosa (PMDB), Silvio Cézar Correa.

Até ontem, a PF havia cumprido 65 dos mandados expedidos pelo juiz Julier Sebastião da Silva, da Justiça Federal de Mato Grosso. Segundo trecho de nota divulgada pela assessoria do TRF, Tourinho Neto considerou a decisão que determinou as prisões como "genérica", abrangendo "todos os investigados sem individualizar a conduta de cada paciente".

O magistrado também pediu explicações ao juiz de primeira instância a respeito de uma anotação que constava em uma versão aparentemente não revisada de sua sentença. "Se nato [sic] tiver político, não precisa analisar", escreveu o juiz, manifestando dúvida sobre a propriedade de uma das fazendas investigadas. Para advogados de defesa dos acusados, o "deslize" é apontado como uma evidência do "caráter político" da operação. A reportagem não conseguiu contato com o juiz Julier Sebastião.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.