O juiz da 3.ª Vara Cível de Ponta Grossa (Campos Gerais), Francisco Carlos Jorge, pediu a prisão do comandante do 1.º Batalhão da Polícia Militar (PM) de Ponta Grossa e do comandante geral da PM, caso não seja cumprida a ordem de reintegração de posse de uma fazenda na cidade.
Segundo o juiz, desde 2005 a PM estaria ignorando a ordem de desocupação da fazenda alegando que não tem meios para retirar as 200 famílias que estão na área. Nesta segunda-feira (16), o juiz deu um prazo de 48 horas para que a ordem seja cumprida e se isso não acontecer será aplicada uma multa diária, além de ser pedida a prisão do comandante do 1.º Batalhão de Ponta Grossa e do comandante geral da PM.
"Eles reconhecem que existe uma situação de flagrante, porque desde que o comandante do Batalhão foi intimado, que o comandante geral foi intimado, e simplesmente não atenderam a requisição judicial, então configurou uma desobediência. Como é uma desobediência contínua, ele está em flagrante e pode e deve ser preso por esse crime", explicou o juiz, em entrevista ao telejornal ParanáTV.
A área invadida, que deverá ser desocupada, pertence ao ex-Tenente Coronel da PM Valdir Copetti Neves. Três meses antes de a fazenda ser invadida, Neves foi preso acusado de formar milícias para evitar invasões de propriedades rurais na região dos Campos Gerais.
De acordo com o ParanáTV, a Comissão de Mediação de Conflitos Agrários da Secretária Estadual de Segurança Pública (Sesp) informou que a fazenda citada pelo juiz está na lista de áreas a serem desocupadas e que está negociando a retirada das famílias.
Segundo a Comissão, a PM cumpre em média uma reintegração de posse por semana e a Sesp não deixa de cumprir ordens judiciais.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião