O juiz da 3.ª Vara Cível de Ponta Grossa (Campos Gerais), Francisco Carlos Jorge, pediu a prisão do comandante do 1.º Batalhão da Polícia Militar (PM) de Ponta Grossa e do comandante geral da PM, caso não seja cumprida a ordem de reintegração de posse de uma fazenda na cidade.
Segundo o juiz, desde 2005 a PM estaria ignorando a ordem de desocupação da fazenda alegando que não tem meios para retirar as 200 famílias que estão na área. Nesta segunda-feira (16), o juiz deu um prazo de 48 horas para que a ordem seja cumprida e se isso não acontecer será aplicada uma multa diária, além de ser pedida a prisão do comandante do 1.º Batalhão de Ponta Grossa e do comandante geral da PM.
"Eles reconhecem que existe uma situação de flagrante, porque desde que o comandante do Batalhão foi intimado, que o comandante geral foi intimado, e simplesmente não atenderam a requisição judicial, então configurou uma desobediência. Como é uma desobediência contínua, ele está em flagrante e pode e deve ser preso por esse crime", explicou o juiz, em entrevista ao telejornal ParanáTV.
A área invadida, que deverá ser desocupada, pertence ao ex-Tenente Coronel da PM Valdir Copetti Neves. Três meses antes de a fazenda ser invadida, Neves foi preso acusado de formar milícias para evitar invasões de propriedades rurais na região dos Campos Gerais.
De acordo com o ParanáTV, a Comissão de Mediação de Conflitos Agrários da Secretária Estadual de Segurança Pública (Sesp) informou que a fazenda citada pelo juiz está na lista de áreas a serem desocupadas e que está negociando a retirada das famílias.
Segundo a Comissão, a PM cumpre em média uma reintegração de posse por semana e a Sesp não deixa de cumprir ordens judiciais.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora