O juiz do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5.ª região, em Recife, Vladimir Souza Carvalho considerou inconstitucional o Exame de Ordem da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Ele determinou, por meio de liminar (decisão provisória), que a entidade inscreva bacharéis em Direito como advogados, sem que eles tenham sido aprovados no exame. Cabe recurso.
Na decisão, ele diz que a advocacia é a "única profissão no país" em que o detentor do diploma de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, ou em Direito, "para exercê-la, necessita se submeter a um exame, circunstância que, já de cara, bate no princípio da isonomia".
Segundo ele, a Constituição prevê o livre exercício "de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer".
De acordo com o juiz federal, a atual regulamentação, que determina a realização da prova, torna inválidas as avaliações feitas durante a graduação. "Trata-se de um esforço inútil, pois cabe à OAB e somente a ela dizer quem é ou não advogado.
"Trata-se de situação inusitada, pois, de posse de um título, o bacharel em Direito não pode exercer sua profissão, diz o juiz. "Não é mais estudante, nem estagiário, nem advogado. Ou melhor, pela ótica da OAB, não é nada", afirma ele, na sentença.
"Então, conclui-se que as escolas formam profissionais do nada e somente ela (ou seja, a OAB) forma advogados. Ora, o que demonstra a qualificação é o diploma dado por instituição competente.
A decisão do juiz, tomada no dia 13 e divulgada ontem, foi em resposta a um recurso movido por um integrante do Movimento Nacional dos Bacharéis de Direito, Francisco Cleupon Maciel, contra a OAB do Ceará. Seu pedido havia sido negado em primeira instância.
Em declaração divulgada no site da entidade, o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, afirmou que a liminar está na contramão da história ao "virar as costas para o mau ensino que se pratica no Brasil".
Para o jurista Luiz Flávio Gomes, a posição do magistrado "é muito radical e não há chance de prosperar".
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião