Cascavel A juíza da 1.ª Vara Criminal da Comarca de Cascavel, Sandra Bittencourt, concedeu ontem à tarde o pedido de relaxamento de prisão para os sete seguranças envolvidos no tiroteio com os sem-terra, no último dia 21, quando duas pessoas morreram e sete ficaram feridas. Na ocasião morreram o sem-terra Valmir Mota, o Keno, e o segurança Fábio Ferreira. Os seguranças devem ser soltos na manhã de hoje. Eles estavam presos desde o dia do conflito e foram indiciados por formação de quadrilha, homicídio doloso (intencional) e exercício arbitrário das próprias razões (fazer justiça com as próprias mãos).
Por meio de notas, a Via Campesina e a organização Terra de Direitos criticaram a decisão da Justiça em relaxar a prisão dos seguranças. Darci Frigo, da Terra de Direitos, diz que "a decisão judicial é absolutamente inadmissível e desprovida de fundamento. Os pistoleiros presos em flagrante não contribuíram para a investigação, não esclareceram as circunstâncias em que ocorreram os fatos. A manutenção de suas prisões era essencial para as investigações e para a aplicação da lei".
Para a Via campesina, "a decisão do Poder Judiciário deixa evidente o comprometimento do poder local com a Sociedade Rural do Oeste do Paraná (SRO) e a Syngenta". A organização acusa a SRO por organizar milícias armadas na região. "O Poder Judiciário tornou-se co-responsável pela atuação das milícias privadas no Paraná e assim contribui com a impunidade no estado."
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião