Em homenagem aos 90 anos do professor Modesto Carvalhosa, personalidades do mundo jurídico e econômico no Brasil debatem, nesta sexta-feira (18), as propostas do livro "Uma Nova Constituição para o Brasil", publicado pelo jurista em 2021. Além de Carvalhosa, estarão presentes o jurista Ives Gandra Martins; o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Francisco Rezek; o professor de Economia da Universidade de Iowa, Luciano de Castro, entre outros.
>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram
Publicado em fevereiro de 2021, na obra, Carvalhosa apresenta uma tese em forma de diagnóstico sobre o que ele chama de "pecado original" da Constituição de 1988: os constituintes, ao contrário do que ocorre em outras democracias, fizeram uma lei já estando constituídos nos cargos de deputados e senadores. No mundo ideal, quem faz as leis deveria ser impedido, pelo menos por um tempo prudente, de exercer cargos públicos para vencer a tentação de incluir nelas benesses pessoais.
O resultado, segundo Carvalhosa, é que a Constituição de 1988 tem várias brechas para a corrupção, com omissões em relação a mecanismos básicos de controle e fiscalização, e sobram regras condescendentes para políticos, servidores públicos e ladrões do erário. O resultado, segundo Modesto, é uma norma corporativista, que protege um pequeno grupo e deixa o resto da população refém de um Estado onipresente e onisciente que sufoca as saídas para a crise.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora