A Justiça Federal de Curitiba está analisando uma lista, enviada por diversos estados do país, com indicações de perigosos presos que podem ser transferidos para a penitenciária federal de segurança máxima, em Catanduvas, região Oeste do Paraná.
A penitenciária tem 208 celas e deve ficar pronta para funcionar em uma semana. Em 15 dias, os presos mais perigosos do Brasil devem chegar à cidade. De acordo com reportagem do Paraná TV, quase todos os equipamentos de segurança já foram instalados e os policiais estão sendo treinados para operá-los.
Para o diretor do presídio, Ronaldo Urbano, acredita que a demanda será bem maior que a oferta e, em entrevista ao Paraná TV, preferiu não adiantar os nomes que estão sendo analisados pela Justiça Federal de Curitiba.
Inauguração
Apesar de ainda não confirmado, durante a inauguração da penitenciária, no dia 23 de junho, o ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos disse que Fernandinho Beira Mar e Marcos Camacho, o Marcola, são dois dos presos que serão transferidos.
Para evitar as fugas, tudo na penitenciária foi feito de concreto, da cama ao lavatório. Os colchões são à prova de fogo e no piso, foram instaladas placas de aço para evitar fugas.Veja em vídeo o esquema de segurança da penitenciária federal em Catanduvas