| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O juiz Marcelo Martins Evaristo da Silva, da Central de Assessoramento Fazendário do Tribunal de Justiça do Rio, autorizou nesta terça-feira (10) a prefeitura a reabrir parcialmente a ciclovia Tim Maia, mas apenas no trecho entre a Praia do Leblon e o Vidigal. A decisão foi tomada mediante a apresentação de laudo de engenheiros da Geo-Rio que informam que naquele trecho não há risco de desabamentos.

CARREGANDO :)

Segundo o documento subscrito pelos engenheiros Luis André Moreira Alves e Hélio Guedes de Brito Filho, naquele trecho a ciclovia encontra-se assentada em alguns pontos diretamente no solo e, em outros, sobre muro de contenção em pedras secas ou em concreto armado com tirantes e vigas em estrutura metálica. Por isso, não está vulnerável ao impacto de ondas. No dia 21 de abril, um trecho da ciclovia na altura de São Conrado (próximo à Gruta da Imprensa) desabou durante uma ressaca, deixando dois mortos. Perícia preliminar feita pelo Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) constatou falha no projeto, executado pelo consórcio Contemat-Concrejato, que não previu o impacto das ondas na plataforma da ciclovia.

A decisão de interditar completamente a ciclovia atendeu a uma ação impetrada no último dia 6. O juiz fundamentou sua última decisão citando a liminar que havia concedido na semana passada, determinando a interdição completa da ciclovia até que fosse atestado que não havia risco de desabamento em outros trechos. O juiz deixou em aberto a possibilidade de rever a decisão caso peritos independentes atestem a inexistência de risco para a população no restante do trajeto. No despacho, o juiz determinou que o trecho entre o Vidigal e São Conrado continue fechado.

Publicidade