"É o fim da picada", diz Requião no Twitter
O governador Roberto Requião usou o Twitter, na internet, onde mantém um perfil, para criticar duramente a decisão judicial que suspendeu as obras da estação de tratamento de esgoto de Chácaras São Miguel.
A Justiça suspendeu ontem, em caráter liminar, o início das obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto Esperança (ETE Esperança), da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), na localidade de Chácaras São Miguel, na região sul de Londrina. O local foi decretado como de utilidade pública pelo governador Roberto Requião, que esteve em Londrina na semana passada e bateu boca com moradores contrários à construção da ETE no local.
Segundo o advogado da organização não governamental Meio Ambiente Equilibrado, Camillo Kemmer Vianna, o juiz Abelar Baptista Pereira Filho revogou a posse imediata da companhia. "A Sanepar não tem mais a posse do terreno. Antes eles tinham o decreto estadual de utilidade pública e tinham conseguido uma imissão de posse (quando o juízo reconhece o direito de posse)", disse o advogado. Outro argumento da ação é uma lei municipal de 1995 que desautoriza construções de estações de tratamento de esgoto a menos de 5 mil metros da zona urbana.
No despacho, o juiz determina em caráter liminar a revogação da imissão e a imediata reintegração de posse. Neste caso, os proprietários dos terrenos declarados de utilidade pública voltam a ter a posse do local. Os valores que seriam pagos pela Sanepar pela desapropriação das áreas ainda estavam sendo discutidos. O juiz determinou ainda que a Sanepar não inicie as obras da construção da ETE até o fim do julgamento do caso.
Os moradores do entorno da Chácara São Miguel comemoraram a decisão. "Agora estamos amparados pela lei. Sinal de que a Justiça funciona", disse a moradora Vera Victorino. "Estávamos decepcionados com a intromissão do governador e bastante chateados com a forma grosseira com que ele se posicionou." Ela acredita, no entanto, que haverá novos embates. "É uma batalha vencida, mas tem muita água por baixo dessa ponte. O Requião não vai dar essa história por encerrada e a Sanepar vai continuar investindo."
Na quarta-feira da semana passada, representantes da empresa que venceu a licitação para a construção da estação foram impedidos de chegar ao local pelos moradores da região, que bloquearam a entrada de máquinas. A previsão da Sanepar era de que as obras começassem ainda neste mês e terminassem em dezembro. Segundo a companhia, a ETE vai beneficiar 23 bairros em Cambé e 19 em Londrina.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora