O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro confirmou na noite desta quarta-feira (15) a transferência de policiais militares e bombeiros do presídio Bangu 1 para unidades militares no Rio. A decisão foi tomada pela juíza da Auditoria Militar do Rio, Ana Paula Monte Figueiredo. PMs e bombeiros são acusados de liderarem o movimento grevista.
A solicitação foi feita na terça-feira (14) pelo comando da PM e do Corpo de Bombeiros sob alegação de que não havia mais ameaças à ordem pública no Rio de Janeiro. Onze bombeiros e dez PMs estão presos na unidade de segurança máxima.
O anúncio de transferência foi feito um dia depois da suspensão da greve, na noite da segunda-feira (13), em assembleia. Representantes do movimento informaram na segunda que iriam se concentrar agora na libertação dos 27 militares presos. Segundo eles, os policiais deveriam cumprir a prisão em unidades de suas corporações ou em quartéis das Forças Armadas.
Vinte líderes da greve que estão em Bangu 1 receberam, na segunda-feira, a visita dos deputados estaduais Marcelo Freixo (PSOL), Flávio Bolsonaro (PP) e Robson Leite (PT) e o deputado federal Chico Alencar (PSOL) - representantes das comissões de direitos humanos da Assembleia Legislativa e da Câmara em Brasília. Segundo Freixo, até o domingo os presos estavam incomunicáveis, sem ter contato com parentes ou mesmo advogados.
Governo se divide sobre avançar com PEC das candidaturas para não gerar desgaste com militares
Defesa de Bolsonaro planeja culpar militares por tentativa de golpe; assista ao Sem Rodeios
Lula avalia contemplar evangélicos em reforma ministerial em busca de apoio para 2026
Dino libera pagamento de emendas parlamentares com ressalvas: “caso a caso”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora