Investigações da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança identificaram seis policiais acusados de extorquir um traficante dentro de uma delegacia de polícia. A Justiça expediu mandados de prisão contra os suspeitos, mas eles estão foragidos.
No dia 27 de julho foram presos em flagrante os policiais civis Olavo Cerqueira Escovedo e Robson Pierre Abreu de Souza e os policiais militares Aleksander Viana Machado e Fábio Bernardo dos Santos Reis. De acordo com as investigações, dentro da 9ª DP (Catete) eles exigiam R$ 500 mil para libertar o traficante André Damião, do Morro do Faz Quem Quer, em Rocha Miranda. O bandido disse ter sido detido pelos quatro policiais em sua casa, na Vila Kennedy.
O traficante não apenas confirmou as informações como afirmou que já tinha sido extorquido pelos policiais, segundo a Secretaria de Segurança. Posteriormente, em um novo depoimento, André Damião negou o que já havia dito. A defesa dos policiais impetrou um habeas corpus, que foi deferido liminarmente.
Com auxílio de imagens feitas por câmeras, inclusive na delegacia, os investigadores comprovaram a falsidade do segundo depoimento prestado pelo traficante. Com base no relatório elaborado pela subsecretaria, a denúncia foi recebida pela Justiça e a prisão dos seis policiais decretada.
- Motorista leva tiro na mão durante arrastão na Barra
- Cinco são mortos em um intervalo de três horas em Porto Alegre
- Polícia apreende três adolescentes suspeitos de balear estudante na USP
- Policial militar morre após ter carro alvejado no Rio
- Dois jovens suspeitos de assalto são mortos no Metrô no Recife