SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente do TRF-5 (Tribunal Regional da 5ª Região), revogou a liminar (decisão provisória) que suspendia as mudanças do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para instituições privadas de ensino superior do Estado de Alagoas. A decisão de terça (17) foi divulgada na noite desta quarta-feira (18).
A liminar, que tinha sido concedida na semana passada, atendia uma ação movida pelo Sindicado dos Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de Alagoas e suspendia a exigência de desempenho mínimo de 450 pontos no Enem para acesso ao programa e a redução do fluxo de pagamento para as privadas. A União recorreu.
Na nova decisão, que revoga a primeira, o desembargador Francisco Wildo Lacerda Dantas diz que a ação representa uma tentativa de ver o Poder Judiciário se sobrepor a escolhas que o Poder Executivo legalmente fez, no intuito de racionalizar e, sobretudo, viabilizar a continuidade do programa de financiamento, diante da atual conjuntura orçamentário-financeira”.
Também na semana passada, uma outra decisão liminar suspendeu o teto de reajuste de 6,4% das mensalidades de cursos inscritos no Fies. A decisão vale para as mantenedoras filiadas à Fenep (federação de escolas particulares), o que segundo a entidade corresponde a 1,5 mil instituições de ensino superior, espalhadas por 19 Estados.
Uma instituição de Rondônia também obteve decisão favorável na Justiça. O caso também se refere ao teto de reajuste de 6,4% nas mensalidades fixado pelo MEC para contratos do Fies.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora