Um bar-restaurante localizado no bairro Pinheirinho, em Curitiba, foi interditado em caráter liminar pela Justiça em resposta à ação civil pública proposta pela Promotoria de Justiça de Proteção do meio Ambiente. A ação denunciava o estabelecimento, onde era realizada a chamada ‘balada automotiva’, por poluição sonora.
De acordo com o Ministério Público do Paraná (MP-PR), o bar já havia sido autuado várias vezes por diferentes irregularidades: a Secretaria Municipal de Urbanismo autuou o local por falta de alvará; a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, por poluição sonora – ocasião em que a vistoria constatou a emissão de ruídos de 79,4 decibéis, quando o máximo permitido no local é de 60 decibéis.
Além disso, o Corpo de Bombeiros também autuou o estabelecimento por falta de certificado de vistoria e de projeto de prevenção contra incêndios e a Secretaria Municipal de Trânsito multou frequentadores do local por infrações de trânsito.
Apesar das notificações, os proprietários do bar continuaram a organizar os eventos, provocando diversos transtornos na vizinhança. O barulho excessivo motivou os moradores a organizar um abaixo-assinado pelo fim dos eventos.
Na ação civil pública ajuizada pela Promotoria, a atividade realizada no local é considerada “perigosa e incômoda aos moradores da região e, portanto, não há possibilidade de renovação de alvará de funcionamento, devendo ser proibida a continuidade de tal atividade.”
A Justiça expediu liminar favorável ao pedido do MP-PR e estabeleceu multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora