A Vara da Infância e da Juventude em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, investiga indícios de abuso sexual e agressão contra crianças e adolescentes supostamente ocorridos na Esperança Cidade dos Meninos. A entidade existe há 19 anos e atende cerca de 20 meninos retirados das famílias por estarem em situação de risco.

CARREGANDO :)

A investigação é sigilosa por se tratar de crianças e adolescentes. A Vara investiga fatos que teriam ocorrido entre o fim do ano passado e o início deste ano. O caso é acompanhado pelo Conselho Tutelar, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e pelo próprio Instituto Duque de Caxias, que mantém a Cidade dos Meninos.

Sem adiantar o teor das denúncias, a juíza da Vara, Noeli Reback, disse que as averiguações se dão de "maneira rápida e rigorosa". O caso, nesta semana, está nas mãos do Ministério Público. A promotora da Vara, Vanessa Erlich, disse que ainda não pode se manifestar sobre o mérito da investigação. "Estou reunindo elementos para ver se é o caso de ingressarmos com algum pedido", afirmou.

Publicidade

A presidente do Conselho Tutelar Oeste, Inaí Meira Barbosa, confirmou a realização de uma inspeção no ano passado na sede da entidade. A documentação foi encaminhada à Vara.

A Cidade dos Meninos fica no distrito de Guaragi, entre Ponta Grossa e Palmeira. Para lá são encaminhados pelo Judiciário crianças e adolescentes entre 7 e 12 anos de idade. O abrigo é provisório e os garotos retornam à casa dos responsáveis legais ou para famílias substitutas.

Outro lado

A direção da Cidade dos Meninos não falou com a reportagem, mas a presidente do Instituto Duque de Caxias, que é responsável pelo abrigo, Rosemary de Souza Gonçalves, diz que o instituto acompanha as investigações desde o início, e que só vai se manifestar após a conclusão dos trabalhos.