A Vara da Infância e da Juventude em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, investiga indícios de abuso sexual e agressão contra crianças e adolescentes supostamente ocorridos na Esperança Cidade dos Meninos. A entidade existe há 19 anos e atende cerca de 20 meninos retirados das famílias por estarem em situação de risco.
A investigação é sigilosa por se tratar de crianças e adolescentes. A Vara investiga fatos que teriam ocorrido entre o fim do ano passado e o início deste ano. O caso é acompanhado pelo Conselho Tutelar, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e pelo próprio Instituto Duque de Caxias, que mantém a Cidade dos Meninos.
Sem adiantar o teor das denúncias, a juíza da Vara, Noeli Reback, disse que as averiguações se dão de "maneira rápida e rigorosa". O caso, nesta semana, está nas mãos do Ministério Público. A promotora da Vara, Vanessa Erlich, disse que ainda não pode se manifestar sobre o mérito da investigação. "Estou reunindo elementos para ver se é o caso de ingressarmos com algum pedido", afirmou.
A presidente do Conselho Tutelar Oeste, Inaí Meira Barbosa, confirmou a realização de uma inspeção no ano passado na sede da entidade. A documentação foi encaminhada à Vara.
A Cidade dos Meninos fica no distrito de Guaragi, entre Ponta Grossa e Palmeira. Para lá são encaminhados pelo Judiciário crianças e adolescentes entre 7 e 12 anos de idade. O abrigo é provisório e os garotos retornam à casa dos responsáveis legais ou para famílias substitutas.
Outro lado
A direção da Cidade dos Meninos não falou com a reportagem, mas a presidente do Instituto Duque de Caxias, que é responsável pelo abrigo, Rosemary de Souza Gonçalves, diz que o instituto acompanha as investigações desde o início, e que só vai se manifestar após a conclusão dos trabalhos.
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Premiê de Assad concorda em entregar poder a rebeldes da Síria
EUA alertam que Estado Islâmico pode tentar “tirar vantagem” da situação na Síria
Segurança pública de São Paulo enaltece recorde histórico de redução de crimes
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora