Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
curitiba

Justiça proíbe intervenções no terreno do antigo Hospital Bom Retiro

Os escombros do prédio do antigo Hospital Bom Retiro, em Curitiba, permanecem no local. Liminar agora determina que nascentes e vegetação presentes no terreno não sejam modificadas | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Os escombros do prédio do antigo Hospital Bom Retiro, em Curitiba, permanecem no local. Liminar agora determina que nascentes e vegetação presentes no terreno não sejam modificadas (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)

O terreno onde ficava o antigo Hospital Psiquiátrico Bom Retiro, localizado no bairro de mesmo nome, na Rua Nilo Peçanha, não poderá sofrer intervenções que alterem sua vegetação ou o curso d'água de suas quatro nascentes. A determinação, movida pelo promotor Sérgio Luiz Cordoni e autorizada pelo juiz Marcelo Mazzali, veio da 6ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba e intima os proprietários a respondê-la em, no máximo, 15 dias.

A proibição busca seguir o que determina o Novo Código Florestal na proteção de Áreas de Preservação Permanente – categoria na qual o terreno se enquadra. Procurada pela Gazeta do Povo, a Invespark Administração e Participações, proprietária e administradora da área, decidiu não se manifestar. De acordo com a assessoria do grupo, ainda não há projeto de construção por ali, mas há a intenção de instalar um empreendimento misto com lotes residenciais e comerciais.

A Prefeitura de Curitiba informou que aceitou o que foi determinado pela liminar e que vai avaliar com rigor o processo de novas construções na região. Ela reiterou que a demolição do antigo hospital seguiu a legislação municipal e afirmou estar em sintonia com o Ministério Público, já que o meio ambiente é uma das preocupações do município.

O prédio do antigo Hospital Psiquiátrico Bom Retiro, que abrigou de 1945 até 2012 a sede da instituição, foi demolido no fim do ano passado sob protestos de moradores do bairro e pessoas preocupadas com a preservação do patrimônio arquitetônico da cidade. Os escombros da construção continuam no local e, com a decisão do MP, a situação não deve mudar tão cedo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.