Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guarapuava

Justiça reconduz vereador cassado por infidelidade partidária ao cargo

O vereador Osdival Gomes da Costa de Guarapuava, região central do estado, foi reconduzido ao cargo nesta quinta-feira pela Justiça após ter sido afastado por infidelidade partidária. A cassação de Costa havia sido determinada na semana passada pelo presidente da Câmara, Admir Strechar (PMDB).

O vereador, que era do PMDB e se filiou ao PP, foi o primeiro parlamentar do país a perder o mandato em decisão baseada na orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que o mandato pertence ao partido e não ao eleito.

Costa voltará ao expediente normal na próxima segunda-feira, às 17 horas, para a sessão ordinária. Com isso, o suplente do PMDB, Severino Genuíno Dourado, que havia tomado posse na última segunda-feira, foi comunicado que terá de deixar o cargo de vereador.

O afastamento de Costa havia sido requerido pela presidência do PMDB municipal ao presidente da Câmara, que é do mesmo partido e faz oposição ao prefeito, Luiz Fernando Ribas Carli, que é do PP. O secretário-geral do PMDB paranaense, João Arruda, afirmou que o departamento jurídico da legenda começou a providenciar o recurso na Justiça comum para que o afastamento seja mantido.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.