A Justiça autorizou, nesta terça-feira (27), a retomada da licitação do projeto de engenharia e dos estudos ambientais para a construção do metrô em Curitiba. O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, Jederson Suzin, suspendeu a liminar concedida ao consórcio SEP, um dos participantes da licitação.
Segundo a prefeitura, o consórcio, formado pelas empresas Sistran, Estra e Pólux, foi desclassificado na segunda fase do processo. A licitação estava suspensa desde abril. A prefeitura informou, ainda, que a comissão de licitação deverá agendar para os próximos dias a sessão pública para abertura das propostas de preço.
A licitação estava sendo feita pela segunda vez, já que o primeiro pregão, realizado em setembro de 2007, não teve nenhuma proposta por parte das 44 empresas que compraram o edital e foi anulado. Na segunda tentativa, o consórcio SEP alegou não ter concorrido em igualdade de condições com o consórcio NovoModal, formado pelas empresas Esteio, Veja, Engefoto e Trends, que foi habilitado, e entrou na Justiça. O Ippuc, na ocasião, alegou que o SEP não teria apresentado alguns documentos exigidos, sem especificar quais.
O processo foi dividido em dois lotes. O primeiro, referente ao projeto de engenharia, gerou a pendência jurídica. O outro corresponde ao projeto ambiental, que foi vencido pela empresa Ecossistema, que foi a única concorrente.
Projeto
O projeto prevê a construção da Linha Azul do metrô, com 22 quilômetros de extensão entre os terminais Santa Cândida e CIC Sul. O sistema será subterrâneo em 19 quilômetros, escavado sob a canaleta do atual sistema de ônibus. No trecho entre o Passeio Público e a Praça Eufrásio Correia, o metrô passará embaixo das ruas Riachuelo e Barão do Rio Branco, um antigo corredor dos ônibus expressos.
A linha terá ainda um trecho elevado na Avenida Winston Churchill de 500 metros após o Terminal do Pinheirinho até a BR-476. Depois seguirá em superfície pela rodovia até o futuro Terminal da CIC-Sul, onde será implantado um Complexo que terá pátio de estacionamento, Centro de Controle Operacional e Centro de Manutenção, com os acessos especiais para os veículos do metrô.
Foram previstas no projeto 21 estações de embarque e desembarque ao longo da linha, com distância média de mil metros entre elas. O veículo a ser utilizado deverá ter características leves podendo transportar aproximadamente 1.150 passageiros, em cada composição formada por quatro carros motorizados. A velocidade máxima prevista será de 80 km/h e a velocidade média operacional de 35 km/h.
O início da implantação do metrô foi uma das promessas de campanha do prefeito Beto Richa ao conseguir a reeleição em 2008. A reportagem tentou contato com o procurador-geral do município, Ivan Bonilha, que não foi localizado.
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