Processo de licitação teve problemas com falta de interesse de empresas e ação na Justiça19 de julho de 2007 - A prefeitura de Curitiba lança um edital para a elaboração dos estudos preliminares da implantação do metrô.7 de setembro de 2007 - Termina o prazo para a apresentação de propostas. Nenhuma empresa se habilita.13 de dezembro de 2007 - A prefeitura lança um novo edital.30 de janeiro de 2008 - Dois consórcios SEP e NovoModal apresentam propostas para o Lote 1 da licitação, elaboração do projeto de engenharia. Apenas uma empresa, a curitibana Ecossistema, apresenta proposta para elaborar o estudo de impacto ambiental da obra. O SEP foi eliminado depois, ainda na fase de habilitação, porque não teria apresentado todos os documentos solicitados.1º de abril de 2008 - A prefeitura publica edital informando que o consórcio NovoModal e a empresa Ecossistema foram aprovados na fase de análise das propostas técnicas. A intenção era abrir as propostas de preço no dia 10 de abril de 2008.2 de abril de 2008 - O juiz substituto Jederson Suzin, da 1ª Vara de Fazenda Pública de Curitiba, concede liminar suspendendo a licitação, a pedido do Consórcio SEP, de São Paulo.27 de janeiro de 2009 - O juiz Jederson Suzin, que havia concedido a liminar, revoga a mesma, permitindo que a licitação seja retomada.
A Justiça autorizou, nesta terça-feira (27), a retomada da licitação do projeto de engenharia e dos estudos ambientais para a construção do metrô em Curitiba. O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, Jederson Suzin, suspendeu a liminar concedida ao consórcio SEP, um dos participantes da licitação.
Segundo a prefeitura, o consórcio, formado pelas empresas Sistran, Estra e Pólux, foi desclassificado na segunda fase do processo. A licitação estava suspensa desde abril. A prefeitura informou, ainda, que a comissão de licitação deverá agendar para os próximos dias a sessão pública para abertura das propostas de preço.
A licitação estava sendo feita pela segunda vez, já que o primeiro pregão, realizado em setembro de 2007, não teve nenhuma proposta por parte das 44 empresas que compraram o edital e foi anulado. Na segunda tentativa, o consórcio SEP alegou não ter concorrido em igualdade de condições com o consórcio NovoModal, formado pelas empresas Esteio, Veja, Engefoto e Trends, que foi habilitado, e entrou na Justiça. O Ippuc, na ocasião, alegou que o SEP não teria apresentado alguns documentos exigidos, sem especificar quais.
O processo foi dividido em dois lotes. O primeiro, referente ao projeto de engenharia, gerou a pendência jurídica. O outro corresponde ao projeto ambiental, que foi vencido pela empresa Ecossistema, que foi a única concorrente.
Projeto
O projeto prevê a construção da Linha Azul do metrô, com 22 quilômetros de extensão entre os terminais Santa Cândida e CIC Sul. O sistema será subterrâneo em 19 quilômetros, escavado sob a canaleta do atual sistema de ônibus. No trecho entre o Passeio Público e a Praça Eufrásio Correia, o metrô passará embaixo das ruas Riachuelo e Barão do Rio Branco, um antigo corredor dos ônibus expressos.
A linha terá ainda um trecho elevado na Avenida Winston Churchill de 500 metros após o Terminal do Pinheirinho até a BR-476. Depois seguirá em superfície pela rodovia até o futuro Terminal da CIC-Sul, onde será implantado um Complexo que terá pátio de estacionamento, Centro de Controle Operacional e Centro de Manutenção, com os acessos especiais para os veículos do metrô.
Foram previstas no projeto 21 estações de embarque e desembarque ao longo da linha, com distância média de mil metros entre elas. O veículo a ser utilizado deverá ter características leves podendo transportar aproximadamente 1.150 passageiros, em cada composição formada por quatro carros motorizados. A velocidade máxima prevista será de 80 km/h e a velocidade média operacional de 35 km/h.
O início da implantação do metrô foi uma das promessas de campanha do prefeito Beto Richa ao conseguir a reeleição em 2008. A reportagem tentou contato com o procurador-geral do município, Ivan Bonilha, que não foi localizado.
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