Dois assaltos a caixas eletrônicos foram colocados em prática no último fim de semana, em Curitiba, mas em apenas um os ladrões tiveram sucesso. Quinze pessoas usaram um caminhão para roubar o equipamento. Já o segundo assalto foi interrompido assim que o alarme soou. "Estamos investigando os casos, mas não acreditamos que tenham sido praticados pelo mesmo grupo", afirma o delegado Rubens Recalcatti, titular da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR).

CARREGANDO :)

Na manhã de domingo, dois homens contrataram o serviço de um caminhoneiro para fazer um frete na Avenida Brasília, no bairro Novo Mundo. Ao chegar no local, o motorista foi enganado pelos supostos clientes e rendido. Assim que uma terceira pessoa apareceu, ele foi colocado na caçamba do veículo. "Um outro carro, uma Caravan bege, dava escolta para o caminhão, mas outros veículos também devem ter participado da ação para levar os 15 assaltantes", conta o delegado. Um dos carros trazia o equipamento a ser utilizado no roubo.

Todos foram até a loja Nórdica Veículos, na Cidade Industrial de Curitiba, onde estava localizado um caixa eletrônico do Banco do Brasil. Os assaltantes pularam uma janela para invadir o estabelecimento e renderam três vigilantes. O grupo arrancou todo o equipamento e colocou na caçamba do caminhão junto com o motorista e os seguranças. "O caminhão foi abandonado perto do centro de Colombo [na região metropolitana] com as quatro pessoas dentro", relata Recalcatti. Moradores da região escutaram os pedidos de socorro vindos do interior do veículo e acionaram a polícia.

Publicidade

Os investigadores ainda não sabem em que local o caixa eletrônico foi descarregado pelo grupo e ainda não foi informada sobre o total roubado em dinheiro. Os vigias foram até a DRF para tentar reconhecer os assaltantes em álbuns e devem ajudar na elaboração de retratos-falados. "Pelas informações que obtivemos até o momento, pelo menos quatro integrantes do grupo são do ABC Paulista", revela Recalcatti.

A outra ação ocorreu na madrugada de sábado. Cinco homens foram vistos invadindo o prédio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no bairro Jardim Botânico. Ao tentarem arrombar a porta que daria acesso ao caixa eletrônico, o alarme disparou e a quadrilha fugiu.