A área do autoatendimento de uma agência do Banco do Brasil de Bocaiúva do Sul, na região metropolitana de Curitiba, foi explodida na madrugada desta quinta-feira (30), por volta das 3h40. A ação dos ladrões deixou o espaço parcialmente destruído e um caixa eletrônico foi arrombado com a explosão.
O banco não informou o valor que foi roubado do caixa eletrônico. Os suspeitos fugiram antes da chegada da polícia. Segundo o delegado Guilherme Rangel, da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), três bandidos participaram da ação dentro da agência, mas pelo menos dois aguardaram do lado de fora.
Segundo o gerente da agência, que não quis se identificar, toda a ação dos bandidos durou menos de três minutos. Ele acredita que a ação foi feita por pessoas com experiência, já que usaram dinamite e explodiram apenas um caixa eletrônico.
Já o delegado acredita que os bandidos ainda estão testando a modalidade de assalto com dinamites. Há 15 dias, houve uma tentativa de assalto utilizando explosivos na agência do Bradesco, no Bacacheri. "Na oportunidade foi usada uma quantidade menor de explosivos que não foi suficiente para arrombar o caixa eletrônico", explica Rangel.
Na ação desta quinta-feira, os ladrões usaram uma quantidade maior de dinamite. A polícia investiga a relação entre os dois casos. A principal hipótese é que as dinamites usadas tenham sido roubadas de um paiol localizado em Almirante Tamandaré, na região metropolitana, no dia 7 de junho. Na oportunidade, pelo menos 75 quilos de dinamite e 200 espoletas com cordel foram levados pelos bandidos.
A polícia aguarda imagens registradas pelo circuito interno de câmeras do banco para seguir com as investigações.
Peritos do Instituto de Criminalística estiveram na agência do Banco do Brasil em busca de pistas. Ninguém havia sido preso até as 16h30.
Tentativas de roubos com explosivos
Em São Paulo, a ação de bandidos utilizando explosivos para arrombar caixas eletrônicos tem sido comum. Só na madrugada do último sábado (25), foram três ações desse tipo, sendo duas contra caixas da rede Banco 24 Horas dentro de pequenos mercados na zona sul. Em apenas uma das ações os assaltantes conseguiram fugir com o dinheiro.
No dia 29 de maio, dois policias militares foram presos em flagrante durante uma tentativa de roubo a uma agência do Banco do Brasil, na região do Jabaquara, zona sul de São Paulo. Eles cobriram as câmeras da agência com um pano e a empresa de segurança alertou a polícia que foi até o local. Com os agentes detidos foram apreendidos uma furadeira, pé de cabra, brocas e um artefato feito de PVC com explosivo.
Dois dias antes, no dia 27 de maio, um grupo de pelo menos sete bandidos, tentou, sem sucesso, explodir um caixa eletrônico da rede Banco 24 Horas instalado dentro de uma drogaria e farmácia de manipulação, no Parque São Rafael, na zona leste de São Paulo. Eles chegaram a render os funcionários do local, mas, como não tinham detonador e não conseguiram realizar a ação utilizando um pavio, fugiram sem levar nada.
Na madrugada do dia 8 de maio, um grupo de três assaltantes invadiu uma padaria no Jardim Lídia, na Zona Sul de São Paulo. Eles renderam o dono do estabelecimento e dois clientes e explodiram o caixa eletrônico da padaria. Os bandidos fugiram com o dinheiro roubado.
Outros casos em Curitiba
De acordo com o delegado Rangel, há casos de tentativa de arrombamento de caixas eletrônicos todas as semanas em Curitiba. No dia 19 de junho, ladrões tentaram arrombar um caixa eletrônico do Banco do Brasil e lojas do Polloshop do Alto da XV, em Curitiba. Sem conseguir arrombar o caixa, os bandidos fugiram após levaram produtos de duas lojas da praça de alimentação.
Mas não é só em Curitiba que os caixas eletrônicos são arrombados com frequência, em Castro, na região dos Campos Gerais, há pouco mais de um mês, ladrões usaram um maçarico para arrombar um caixa do Banco do Brasil, localizado na Rua Doutor Jorge Xavier da Silva, no centro da cidade.