A Indústria Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) lançou no início desta semana o edital de concorrência para a contratação da empresa de engenharia que será responsável por uma série de obras de melhoria no Aeroporto Internacional Cataratas, em Foz do Iguaçu. Considerado um dos principais terminais do Sul do país, é a primeira vez, em 23 anos, que o aeroporto será reformado. Inicialmente, a empreitada está orçada em R$ 66,5 milhões em verbas reservadas para a segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
De acordo com o trade turístico local, apesar da boa notícia, todas as reformas e ampliação necessárias exigiriam investimentos na ordem de R$ 400 milhões. "Essas obras vêm dar um fôlego extra para o aeroporto até que o projeto maior, que está sendo coordenado pelo Fundo Iguaçu, seja viabilizado", avalia Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu), que coordena as articulações para a melhoria das condições do aeroporto.
Recursos
Conforme o edital publicado no Diário Oficial da União na segunda-feira, os recursos previstos serão destinados às obras tidas como mais emergenciais. A concorrência será aberta no dia 9 de setembro, em Porto Alegre (RS). A empresa que vencer a disputa terá 18 meses para concluir as obras.
No ano passado, o aeroporto de Foz do Iguaçu contabilizou um crescimento de 43% no número de passageiros. No primeiro semestre deste ano, o aumento no movimento chegou a 56%, o maior do país. A previsão é de que o terminal fronteiriço, que atualmente conta com 28 voos regulares, atinja a marca recorde de 1,8 milhão de embarques e desembarques até o final de dezembro.