Comando da PM, com Bondaruk à direita, disse na Assembleia que decidirá se a festa poderá ser feita no local| Foto: Felipe Rosa/ Gazeta do Povo

O Largo da Ordem, espaço tradicional do centro histórico de Curitiba, pode ser vetado para a realização da festa de pré-carnaval no domingo, segundo o comandante geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Roberson Luiz Bondaruk. A afirmação foi feita ontem em reunião entre o comando da PM no estado com a Comissão de Segurança da Assembleia Le­­gislativa do Paraná (Alep). O encontro foi promovido para os deputados ouvirem as explicações da PM sobre a confusão que envolveu fo­­liões e policiais no domingo, que dei­­xou feridos e provocou protestos dos participantes da festa.

CARREGANDO :)

Segundo Bondaruk, a última saída do bloco Garibaldis e Sacis ain­­da não está definida. "Talvez ali não seja o local adequado. Tudo está sendo analisado de forma técnica para que possamos garantir que o evento ocorra com segurança. Nos próximos dias teremos essa decisão", disse.

A confusão entre integrantes da festa e os policiais teria começado após um grupo atirar garrafas contra os agentes. Bondaruk considerou o fato preocupante. "Por ser um local confinado e pelo número de pessoas no evento e a agressividade de alguns participantes, que faziam apologia ao uso de drogas e arremessos de garrafas, o local passa a ser um ponto sensível", explicou.

Publicidade

Bondaruk ainda reforçou que, mesmo que o evento seja realizado no domingo, mudanças devem ocorrer, especialmente sobre a participação de crianças. "O Estatuto da Criança e do Adolescente determina restrição de crianças em horários mais avançados em locais onde haja consumo de bebidas alcoólicas e risco à segurança delas, ainda que com a presença dos pais. Isso é uma exigência da lei e isso vai ser observado."

Na reunião, Bondaruk esteve acompanhado do subcomandante-geral da PM, coronel César Alberto Souza, e do comandante do 1.º Comando Regional da Ca­­pital, coronel Ademar Cunha So­­brinho. Para eles, os policiais agiram corretamente. Mas Bondaruk disse que a corporação analisa imagens da confusão e ligações de moradores da região. Se confirmado excesso dos policiais, eles serão punidos.

Bloco

Os organizadores do bloco Garibaldis e Sacis já haviam confirmado o último pré-carnaval para domingo. Segundo o presidente da Associação Recreativa e Cultural Amigos do Garibaldis e Sacis, Itaércio Lopes Rocha, ele ainda não havia tomado conhecimento das declarações do comando da PM sobre a possibilidade de veto ao Largo da Ordem para o evento e só se manifestaria hoje sobre o assunto.