Um laticínio de Cascavel, na região Oeste do Paraná, foi fechado nesta sexta-feira (9) por apresentar uma série de irregularidades, segundo a Secretaria de Saúde do município. O local seria responsável pelo fornecimento de aproximadamente 20 mil litros de leite por mês para o programa do governo estadual Leite das Crianças.

CARREGANDO :)

De acordo com Rosangela Favarin, diretora do departamento de vigilância em saúde da Secretaria de Saúde de Cascavel, após denúncias veiculadas na imprensa local na noite desta quinta-feira (7), equipes da Vigilância Sanitária foram até o laticínio na manhã desta sexta e, constatadas as irregularidades, interditaram o local. Rosangela informou que as equipes encontraram equipamentos enferrujados e falta de higiene no espaço usado para o preparo do leite. "O local não tinha estrutura para funcionar", comenta a diretora.

Ela garante que o laticínio funcionava com um "alvará precário" e para fornecer o leite o estabelecimento deveria ter passado por uma vistoria da Vigilância Sanitária. "Na quarta-feira (7), antes das denúncias, nós coletamos o leite em colégios para análise, durante uma fiscalização de rotina, mas o resultado só deve ficar pronto na próxima semana", explica.

Publicidade

Ela alerta que o tratamento inadequado do leite pode causar diversos riscos para a saúde, como intoxicação alimentar. Assim que as denúncias foram divulgadas, a direção geral da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) emitiu um comunicado suspendendo o fornecimento de leite do laticínio para os programas Leite das Crianças e Leite do Paraná. A Seab ainda enviou um técnico do Serviço de Inspeção do Paraná (SIP) para auxiliar na apuração das denúncias e orientar o serviço municipal em relação às medidas a serem tomadas.

Em entrevista ao telejornal ParanáTV, da RPC TV, Ademir Hellmann, responsável pelo laticínio, disse que o município teria permitido que regularização fosse realizada em 60 dias e que o local está em funcionamento desde o início do mês.

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) informou, por meio de nota oficial, que o contrato com o fornecedor de laticínios de Cascavel foi suspenso na sexta-feira. "A suspensão ocorreu imediatamente após denúncias feitas de que o laticínio não estava atuando de acordo com as normas sanitárias exigidas pelos programas", afirmava a nota da Seab.

O órgão comunicou ainda que um técnico do Serviço de Inspeção do Paraná (SIP) foi enviado para Cascavel para auxiliar nas investigações que serão feitas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM).