• Carregando...

Tocada por Lula, a candidatura de Ricardo Berzoini à presidência do PT ressuscitou. Os dois tiveram um encontro ontem, ao fim do qual a propalada falta de interesse do deputado em disputar um novo mandato havia milagrosamente se dissipado. O estímulo oferecido por Lula decorre das resistências enfrentadas, dentro do partido, por sua opção número um para o cargo, o assessor internacional Marco Aurélio Garcia. Ainda que Berzoini não entusiasme, é considerado o único nome disponível que une o antigo Campo Majoritário o bastante para garantir a vitória na eleição marcada para dezembro, que já tem outros dois candidatos: o deputado Jilmar Tatto e o dirigente Valter Pomar, este da esquerda petista.

***

Colateral – O renascimento de Berzoini pode ajudar Zico Prado em seu esforço para presidir o PT-SP. Aliados dizem que, apesar de o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, ter o apoio de figurões como José Dirceu e Antônio Palocci, "lideranças com voto" ficarão com o deputado estadual. Hum, hum... – Líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO) disse ontem a Lula, durante a reunião do conselho político, que o motim que derrubou a Secretaria de Longo Prazo ocorreu porque ninguém na bancada "conhecia o Mangabeira Unger". Blackberry – Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Congresso, teve de abandonar a reunião do Conselho de Ética para participar da do conselho político. "Me mande torpedos relatando tudo o que acontecer", pediu a uma assessora antes de sair. Plástica – Jucá vai propor um substitutivo alterando drasticamente o projeto de resolução que estabelece que senadores com cargo nas Mesas e nas lideranças se afastem em caso de representação. "São muitas emendas. Do jeito que está é maluquice." Timoneiro – Não contente em condenar num discurso a unificação dos processos contra Renan Calheiros (PMDB-AL), Aloízio Mercadante (PT-SP) monitorou toda a reunião do Conselho de Ética e festejou com Demóstenes Torres (DEM-GO) a derrota parcial do presidente do Senado.

Gerundismo – Perguntaram a Paulo Bernardo o que havia achado da decisão de José Roberto Arruda (DEM) de proibir o gerúndio no governo de Brasília. "Vou estar pensando nesse assunto", brincou o ministro do Planejamento. E depois, sério: "Fez bem. Também não gosto". Corte – Às vésperas do julgamento do Supremo que decidirá, hoje, se haverá ou não uma debandada no DEM, a cúpula do partido comemorava o aniversário de Jorge Bornhausen. Em Lisboa. Ponto final – Demóstenes Torres decidiu que fica no DEM. Recebeu do partido garantia de que será candidato ao Senado de novo em 2010. Na sombra – Já Flávio Arns (PR) confirma que deixará as hostes petistas, mas deve ficar um tempo sem partido. "O PT persegue os movimentos sociais", diz o senador. Ele tem convite do PSDB, mas sua base e parlamentares ligados a ele estão a caminho do PSC. Fogo amigo – O governador Wellington Dias (PT) é contra a criação no Piauí do Parque Nacional da Serra Vermelha, em estudo no Ministério do Meio Ambiente. Imagem – Segundo levantamento da bancada do PT na Assembléia, o valor orçado pelo governo Serra para a comunicação em 2008 é de R$ 166 mi, acréscimo superior a 150% na comparação com os gastos previstos para este ano. Mais dois – Além de Soninha, o PPS de São Paulo vai ganhar as filiações de Lars Grael e do ex-deputado federal Orlando Fantazini, que deixa o PSol e deve disputar a prefeitura de Guarulhos.

TIROTEIO

* Do deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) sobre o agora ex-secretário-geral do PSDB Eduardo Paes, que se filiou ao PMDB do governador Sérgio Cabral para disputar a prefeitura do Rio.

– Os tucanos estão tão desnorteados que até quem deveria cuidar do ninho voa para a base de apoio a Lula.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]