Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
apoio jurídico

Legislação adaptada

Não existe no Brasil uma lei que trate exclusivamente do assédio moral no ambiente de trabalho. No entanto, os empregadores não estão livres de processos na Justiça. A advogada Jane Salvador, especialista em Direito do Trabalho, diz que há vários julgamentos em primeira e segunda instâncias com sentenças favoráveis a vítimas de violência psicológica. "Temos utilizado a legislação específica que fala sobre o dano moral nas relações do trabalho", explica ela.

Segundo Jane, o respaldo jurídico está na própria Constituição Federal, no novo Código Civil e na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). O inciso 10.° do artigo 5.° diz que "são invioláveis (...) a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação". Com base nisso, o artigo 186 do Código Civil classifica como ato ilícito o dano moral causado a outra pessoa e remete a possibilidade de indenização por parte do empregador prevista nos artigos 927, 932 (inciso 3.°) e 933. "Além disso, a vítima de assédio pode pedir rescisão indireta se valendo do artigo 483 da CLT e receber todos os seus direitos como se tivesse sido demitido sem justa causa", diz. (SLD)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.