Foi aprovado na quarta-feira pelo Senado o projeto que define novas normas para a Defensoria Pública da União, do Distrito Federal e dos estados. Iniciada e já aprovada na Câmara, a proposta altera a Lei Orgânica da Defensoria Pública (Lei Complementar n.º 80, de 1994), conferindo autonomia funcional, administrativa e orçamentária à instituição à qual incumbe, segundo a Constituição, a orientação jurídica e a defesa gratuita dos necessitados. "É uma categoria marcante na defesa dos pobres do Brasil", afirmou o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Segundo ele, há falta de defensores em 60% das cidades brasileiras. Agora, a matéria vai à sanção presidencial.
Entre as novas funções da Defensoria Pública está a de incentivar a solução extrajudicial dos litígios ou seja, por meio de mediação, conciliação e outras formas de composição entre as partes. Outra novidade é a criação da Ouvidoria Geral da Defensoria Pública, canal de participação da sociedade na fiscalização do órgão.
Em relação às defensorias dos estados, o projeto apenas "prescreve normas gerais para sua organização". Ou seja, no caso do Paraná, onde a defensoria ainda não é regulamentada, a nova lei talvez não surta tantos efeitos de imediato. "Mas passa a existir uma pressão muito grande para que sejam regulamentadas, finalmente, as defensorias estaduais nos estados onde elas ainda não o são, como no Paraná e em Santa Catarina", diz o curitibano Luciano Borges, presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos da União (ANDPU). A Defensoria Pública do Paraná, apesar de funcionar desde 1991, não tem quadros próprios e independentes atua com advogados lotados em secretarias do governo, cargos comissionados e advogados voluntários. Procurada pela reportagem para comentar a nova lei, a Defensoria Pública paranaense não se manifestou até o fechamento desta edição. (VD)
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora