A Gazeta do Povo realizou na manhã desta quarta-feira (30) o "Papo com a Redação", que reuniu assinantes do jornal para conversar com jornalistas. Com o tema "Crônicas", cerca de 20 assinantes conheceram os cronistas José Carlos Fernandes e Marleth Silva e puderam falar sobre as reportagens e assuntos abordados pelo jornal.
Este foi o primeiro encontro entre jornalistas e assinantes. O evento foi promovido pelo Clube do Assinante da Gazeta do Povo e vai ocorrer todos os meses. O encontro também contou com a presença do editor executivo de Vida e Cidadania Guido Orgis, a diretora de redação Maria Sandra Gonçalves e a diretora da unidade Gazeta Jornais do Grupo Paranaense de Comunicação, Ana Amélia Filizola.
Os assinantes fizeram comentários a respeito dos temas abordados nas crônicas e de textos lidos por eles no jornal. Fernandes e Marleth explicaram para os assinantes como são selecionados os temas de suas crônicas, em especial sobre os personagens que aparecem nos textos. "A ideia é mostrar situações que não são mais comentadas", comentou Fernandes sobre suas crônicas.
O engenheiro agrônomo Iniberto Hamerschmidt, assinante do jornal há 15 anos, disse que escolheu participar do primeiro encontro por causa dos temas das crônicas. "É importante esse contato para podermos sugerir assuntos".
Durante o bate-papo, os leitores também deram sugestões de reportagem. Um dos temas mais discutidos foi o incentivo da leitura aos jovens. "A gente percebe que são pessoas interessadas na comunidade, que se mobilizam", disse Marleth. A empresária Maria Helena de Oliveira disse que sempre incentiva seus clientes a lerem o jornal. "Acho que o jornal está no caminho certo e não tem medo da política" disse ela, que também é assinante.
Depois do encontro, os assinantes tiveram a oportunidade de conhecer os diferentes setores do jornal, como a redação onde trabalha a equipe de jornalistas e a gráfica onde o jornal é impresso.
Proposta A proposta do Papo surgiu do levantamento de estratégias para fortalecer o relacionamento com os leitores. "Queremos estar em sintonia com nossos assinantes, proporcionando a eles experiências exclusivas. Eles são a nossa prioridade", conta Sandra Gonçalves, diretora de Jornalismo. O processo de busca por sugestões foi iniciado em dezembro de 2011 e contou com o empenho de profissionais de diversas áreas da redação, que apresentaram propostas analisadas pelo Comitê de Gestão, composto por editores-executivos e chefes de redação.
Papo com a Redação
Governo se divide sobre avançar com PEC das candidaturas para não gerar mais desgaste com militares
Defesa de Bolsonaro planeja culpar militares por tentativa de golpe; acompanhe o Sem Rodeios
Lula avalia contemplar evangélicos em reforma ministerial em busca de apoio para 2026
Dino libera pagamento de emendas parlamentares com ressalvas: “caso a caso”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião