Mais de 2 mil professores se reuniram ontem no Teatro Guaíra para conhecer os ganhadores do Concurso Cultural Ler e Pensar 2011, além de conferir um bate-papo entre o educador José Pacheco e o jornalista José Carlos Fernandes. O Ler e Pensar é um projeto desenvolvido pelo GRPCom há 12 anos com o objetivo de estimular o hábito da leitura de jornais no ensino fundamental.A noite começou com a apresentação de um monólogo do Teatro Parque da Criança, para homenagear a profissão dos premiados da noite. A diretora do Instituto GRPCom, Clarice López de Alda, destacou a importância do trabalho dos professores para o sucesso do projeto. "Os prêmios que ganhamos são resultado do trabalho feito em sala de aula. Com isso, conseguimos melhorar os índices de leitura e fomentar a visão crítica nos alunos", diz. Neste ano, o projeto Ler e Pensar recebeu o Prêmio Mundial de Jovem Leitor, concedido pela Associação Mundial de Jornais.
O segundo momento do evento foi um bate-papo descontraído com José Pacheco. Conhecido com Zé da Ponte, o educador português ficou famoso pelo projeto desenvolvido com a Escola da Ponte, em Vila das Aves, Portugal. Atualmente, ele trabalha em mais de 100 escolas brasileiras, desenvolvendo novos projetos.
Pacheco arrancou aplausos da plateia ao dizer que o professor brasileiro é maltratado. "No Brasil, as escolas funcionam em uma lógica administrativa e burocrática, não pedagógica", afirma. A entrevista completa com José Pacheco será publicada no domingo pela Gazeta. Para fechar a noite, foi feita a entrega dos prêmios. As três categorias ("Compromisso", "Mobilização" e "Prática Pedagógica")premiaram professores, escolas e secretarias municipais de educação.