A equipe de Educação do Ler e Pensar esteve encarregada de uma missão gratificante nas últimas duas semanas: entregar os prêmios e troféus aos alunos vencedores do Concurso Cultural Ler e Pensar 2016 e seus professores orientadores.
O Concurso Cultural neste ano contemplou cinco categorias: Ilustração, aberto para os alunos de 1.º a 3.º ano do ensino fundamental; História em Quadrinhos, para os de 4.º a 5.º anos; Jornalista, no qual concorreram estudantes de 6.º a 9.º anos; Repórter, exclusivo para os alunos do ensino médio e Fotojornalismo, voltado à Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial.
Na categoria Ilustração o prêmio ficou com Nathália Vieira da Silva, da Escola Municipal de Estação do Tronco, de Castro, com supervisão da professora Daiani Cristini de Oliveira.
A História em Quadrinhos escolhida foi criada por Gustavo Leite Quinsler, sob orientação da professora Viviane Cristina de Oliveira, da Escola Municipal Ulisses Guimarães, em Campina Grande do Sul.
Para a categoria Jornalista, o texto escolhido foi de Ana Paula dos Santos Barbosa, aluna da professora Elisabete de Oliveira, do Colégio Estadual Flávio Ferreira da Luz, em Curitiba.
Também da capital, a aluna Luiza Helena Nemetz ficou com o prêmio de Repórter, estudante do Colégio SESI Internacional, orientada pela professora Joara Correia.
Por fim, a categoria Fotojornalismo teve como vencedora Letícia Lima dos Santos, a estudante tem baixa visão e realizou seu trabalho com supervisão da docente Marilena Camargo Favoreto, da Escola Municipal Rui Valdir Pereira Kern, em Quatro Barras.
Premiação in loco
A dinâmica de entrega dos prêmios seguiu uma metodologia diferente da que vinha sendo adotada nos últimos anos. Na edição de 2016 a premiação foi feita na própria escola do vencedor, para que o estudante pudesse desfrutar junto de seus professores, colegas e amigos. A emoção de professores e alunos contagiou a equipe do Ler e Pensar durante as premiações. A professora Marilena relatou que, em um ano de muitas dificuldades, a premiação de sua aluna foi um alento ao seu trabalho e dedicação.
A cada início de ano letivo, o Ler e Pensar divulga o tema que norteará as práticas pedagógicas dos professores e das atividades realizadas por estudantes. Este ano o tema escolhido foi Nossa Terra, Nossa Gente, visando reconhecer as belezas, encantos e identidade do estado do Paraná e do povo paranaense.
A escolha foi feita com base na missão do grupo GRPCom e do Instituto GRPCom. A diversidade de cidades com ganhadores reforça ainda mais a temática escolhida, já que foram premiados estudantes e docentes da capital, da região metropolitana e do interior do estado.
Brasil está mais perto de “estocar vento” (e sol): primeiro leilão é esperado para 2025
Fim do marxismo nas escolas? Os planos de Trump para erradicar a agenda woke dos EUA
A Califórnia está abandonando a esquerda
De universidade sem energia a imposto sobre painel solar, governo deixa brasileiros no escuro
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora