O Projeto Ler e Pensar da Gazeta do Povo, de incentivo à leitura, recebeu na última quarta-feira o selo Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) como uma das iniciativas paranaenses que contribuem para a educação básica de qualidade para todos uma das metas a serem atingidas por todos os países até 2015, segundo estipulou a Organização das Nações Unidas em 2000.
Pelo projeto, a Gazeta foi reconhecida por seu papel "como articuladora do crescimento sustentável no Paraná". A premiação é uma iniciativa do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade no Paraná, que tem apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, da Secretaria-Geral da Presidência da República e do Sesi. Ao todo, 148 empresas do Paraná que contribuem para o desenvolvimento regional e o alcance dos objetivos receberam o reconhecimento.
Em maio, o Ler e Pensar recebeu certificação por ter ficado entre os 65 finalistas do Prêmio ODM Brasil, entre mais de mil projetos de todo o país. O projeto foi avaliado por técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e da Escola Nacional de Administração Pública. Criado em 1999, o Ler e Pensar usa jornais como recurso pedagógico para alunos de ensino fundamental e médio das redes pública e particular do estado.