Conhecido por adotar o sistema de corredores de ônibus de Curitiba nos anos 1970, o urbanista e ex-prefeito Jaime Lerner apresentará à prefeitura de São Paulo projeto que propõe a criação de uma rede expressa de corredores para a capital paulista. Seriam três grandes corredores circulares, que fariam do transporte coletivo "uma alternativa inquestionável ao uso continuado do carro" e parecida com "qualquer rede de metrô".
Lerner apresentará um estudo sobre o assunto numa palestra hoje, no Conselho de Trânsito e Transporte da Prefeitura, presidido pelo secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto. Num texto que escreveu para apresentar as ideias, obtido pela reportagem, o ex-prefeito de Curitiba defende a criação de mais dois corredores radiais (rumo à região central da capital), além dos circulares. "Um de Santana a Grajaú, pela Avenida 23 de Maio, outro entre a Av. Paulista e Congonhas."
"Isso duplicará a extensão de vias exclusivas para o transporte público, o que aumentará a velocidade média dos ônibus, otimizando em muito a frota e a força de trabalho, o que se traduzirá em maior oferta de ônibus", argumenta. "A criação de linhas diretas entre estações de integração acrescentará novos e expressivos ganhos de tempo para parcela significativa dos passageiros."
Lerner, que também foi governador do Paraná, sustenta que a proposta para São Paulo traria conforto e agilidade aos passageiros, atraindo quem atualmente usa carro. Da Paulista até Congonhas, a viagem de ônibus seria feita em 15 minutos, "quando um carro pode levar quase uma hora".
Ele também defende que seja feito pré-embarque nos corredores para evitar filas e desperdício de tempo nas paradas. Urbanista, crê que "São Paulo pode ser a maior cidade do mundo a ter uma rede completa de transporte de superfície de alta qualidade". Com a rede que irá propor, Lerner diz que a malha de corredores de ônibus dobraria em relação aos atuais 119 quilômetros. A gestão Fernando Haddad (PT) promete entregar 150 km novos de corredores até o fim de 2016. Um deles tem o traçado que coincide com a proposta do ex-prefeito, passando pelo eixo da Avenida 23 de Maio, ligando as zonas norte e sul da capital.