O Jardim Zoológico de Curitiba, localizado no bairro Alto Boqueirão, ganhou um novo morador nesta quinta-feira (28), às vésperas do feriado: um filhote de lhama, que nasceu no início da tarde. O recém-nascido é um macho e passa bem. O nome do animalzinho será escolhido por meio de uma enquete realizada pela Gazeta do Povo.
Houve uma pequena complicação e, para trazer o pequeno animal ao mundo, os veterinários do Zoo precisaram intervir e dar uma mãozinha no parto. Apesar do "susto", o mamífero típico da região andina já deu seus primeiros passos, sempre acompanhado de perto pela mãe. "Ele não estava conseguindo nascer, mas deu tudo certo", disse a chefe de divisão do Zoo, Tereza Cristina Castellano.
As lhamas do Zoológico de Curitiba permanecem em uma área aberta. Caso o filhote e sua mãe estejam bem, já poderão ser vistos ao longo deste feriado pelos visitantes. "Por enquanto, por causa das complicações do parto, eles estão em uma casa. Mas amanhã já devem estar no recinto comum, normalmente", disse chefe de divisão do zoológico, Tereza Cristina Castellano.
Internautas escolherão o nome
O filhote é filho de Elis homenagem a Elis Regina e Armani inspirado em Giorgio Armani. A menção aos famosos tem uma explicação: tradicionalmente as fêmeas de lhama nascidas no Zoo de Curitiba recebem nomes de cantoras, enquanto os machos são batizados em alusão a estilistas.
Desta vez, o recém-nascido vai ser batizado por meio de uma enquete realizada pela Gazeta do Povo . "Eu estou curioso para saber qual será o nome que os leitores vão escolher", diverte-se o diretor do Zoológico, Alexander Welker Biondo.
A escolha do nome do filhote será realizada por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook. A votação ocorrerá em duas fases. Na primeira, o internauta pode sugerir qualquer nome de estilista, postando-o no campo de comentário. Na manhã de segunda-feira (1º), os nomes mais mencionados serão selecionados para uma votação final.
Já há no Zoológico lhamas com os nomes Calvin, Valentino, Paco, Pierre e Ives. Por isso, essas opções estão excluídas da seleção.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião