Os dois sentidos do Km 684 da BR-376, na divisa entre Paraná e Santa Catarina, foram liberados no final da tarde desta sexta-feira (28). Desde a madrugada de quarta-feira (26) o trânsito era feito em apenas uma das pistas no trecho. A rodovia foi bloqueada na manhã de segunda-feira (24) por um queda de barreira em conseqüência das chuvas.
Quase 200 funcionários da concessionária Autopista Litoral Sul, que administra as rodovias BR-376 e BR-101, trabalharam para liberar a pista desde o início do bloqueio. Nesta sexta-feira, as máquinas da concessionária abriram uma canaleta ao lado da pista para escoar a água que continua escorrendo do barrando.
De acordo com o telejornal ParanáTV 2ª edição, a empresa informou que não há risco para os motoristas. Nos próximos dias a concessionária pretende realizar obras para evitar que a terra volte a cobrir a pista. Os motoristas ainda enfrentam trânsito em pista simples no Km 13 da BR-101, continuação da BR-376 que leva até Florianópolis, em Santa Catarina.
Bloqueio
No domingo (23), a BR-376 ficou interditada até as 16 horas no sentido Santa Catarina, por causa da queda de três barreiras no Alto da Serra, em Guaratuba. Um desses deslizamentos causou a morte do comerciante Jair Dias, 45 anos, no Km 684.
O trecho do Km 684 voltou a ser fechado na manhã de segunda-feira (24), quando o congestionamento no local, segundo a PRF, chegou a sete quilômetros de cada lado.
Por volta das 16 horas, uma das faixas foi liberada para passagem dos veículos que aguardavam na fila. Pouco depois voltou a chover forte e a pista foi bloqueada novamente. Na terça-feira (25), um novo deslizamento, por volta das 7h30, atrasou novamente a liberação da pista.