A Associação Instituto Santo Atanásio de Fé e Cultura ingressou com um pedido na Vara da Fazenda Pública do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba para suspender parcialmente ou totalmente a Resolução 1434/2020 de 7 de dezembro de 2020, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), vinculada ao governo do Paraná, por entender que ela não respeita a liberdade religiosa dos católicos. Na ação civil pública, a associação afirma que o documento impõe medidas desproporcionais e que “viola o íntimo do direito à religião e à liturgia”.
Entre os pontos questionados pela associação estão a necessidade de agendamento prévio de atendimentos individualizados e a proibição da entrega da Eucaristia na boca dos fiéis.
“Não bastasse as inúmeras dificuldades de acesso às atividades religiosas impostas pelo réu, ele ainda arroga-se na pretensão de modificar os próprios ritos religiosos. Não se trata aqui de prevenção sanitária fundamentada na ciência, mas de restrição arbitrária que constrange a liberdade religiosa. Não foram apresentadas pelo réu evidências científicas de que os elementos da comunhão sejam mais seguros quando distribuídos na mão e não na boca”, diz um trecho da ação.
Além da suspensão total ou parcial da resolução, a ação civil pede ainda a "concessão de liminar para impedir que o Governo do Estado do Paraná aplique coercitivamente as disposições e sanções da Resolução SESA/PR nº 1434/2020 frente aos templos religiosos, por prazo indeterminado". Caso isso não ocorra, a associação pede que os efeitos da resolução sejam suspensos de 24 de dezembro a 6 de janeiro, período que vai da Vigília de Natal até a Epifania do Senhor e Dia de Reis.
A reportagem não conseguiu contato com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) até o fechamento da reportagem.
Leia a ação civil pública na íntegra:
Confira a resolução da Sesa na íntegra:
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora